Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'O Primeiro Homem' | 2018 -Crítica 2

NOTA 7.0 

Por Rafael Yanomine @cinemacrica


Gostem ou não, o fato é que esse jovem diretor de 33 anos emplaca o terceiro filme relevante seguido. Após Whiplash e La La Land, Damien Chazelle nos coloca no íntimo dos sucessivos projetos da NASA que resultaram na missão Apollo 11, responsável por levar o primeiro homem à lua. No centro de tudo está Neil Armstrong, interpretado por Ryan Gosling. Na obra, portanto, tateamos a vivência de Neil no seu meio íntimo e na experimentação do que talvez seja a maior conquista humana do século.


A aproximação dada por Chazelle é nobre no sentido de que não há a menor pretensão de romantizar o processo. Os testes conduzidos pela NASA, vistos dos bastidores, são imprecisos, por vezes amadores, trazendo o questionamento se de fato aquilo tudo era digno de crédito. O olhar imersivo, próximo dos personagens, contribuem para o desenvolvimento de um experiência sensorial. O diretor prioriza o íntimo e o olhar humano em detrimento de fantasias. Numa história como essa, o caminho mais cômodo seria abusar das trilhas de orquestras em momentos chave, idealizar os primeiros passos na lua, a colocação da bandeira norte-americana e a insuportável cena da sala de comando de Houston em festa no momento do êxito. Isso tudo é podado e substituído por sequências mais elegantes como um olhar solitário de Neil na Lua em direção ao universo.

O ponto de destaque é a parte técnica, dificilmente passará nulo nas premiações do Oscar nessas categorias. A experiência é imersiva e muito bem construída. A direção de arte enche os olhos. Para os mais detalhistas, notem que houve empenho até em conseguir latas de cerveja Budweiser da década de 60.

Apesar disso, considero que a apatia do protagonista contagiou a obra. Além da atuação questionável de Gosling, o diretor constrói contextos que poderiam ser explorados em pontos da narrativa para aumentar o nível de tensão, afinal estamos falando de um filme que tangencia a aventura. Um exemplo seria explorar a capacidade dos astronautas em conseguir reacoplar o módulo lunar no restante da nave: constrói-se o senso da complexidade dessa operação nos testes, mas isso não é retomado na missão. Apesar disso, 'O Primeiro Homem' tem uma entrega de alta qualidade com uma notável diferenciação técnica. 


Vale Ver !


Nenhum comentário