Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - ‘The Ballad of Buster Scruggs’ | 2018

NOTA 9.0

Por William Weck @filmenamente


Nada é tão atrativo e prazeroso quanto assistir aos filmes dos Irmãos Coen. Responsáveis por produzir os excelentes ‘Onde os Fracos Não Têm Vez (2007)’, ‘Fargo’(1996),‘O Grande Lebowski’(1998), ‘Bravura Indômita’(2010), dificilmente os irmãos realizam projetos fracos. E ‘The Ballad of Buster Scruggs’ veio para enriquecer e figurar entre os melhores deste invejável currículo. 

‘The Ballad of Buster Scruggs’ é uma antologia de seis histórias, em que cada uma delas enfrenta as diferentes particularidades na vida do velho oeste. Mesclando diferentes gêneros como, musical, comédia, drama, crime e romance envolto do mundo do faroeste, os irmãos Coen recriam novos modelos narrativos a partir das peculiaridades dos episódios, inspirando e satirizando os clássicos Westerns. 


O primeiro episódio cujo título deu nome ao filme, inicia-se com uma ótima canção remetendo aos faroestes do passado e se destaca por ser o mais irreverente de todos. A combinação da musicalidade e da violência inesperada somado a atuação energética e simpática de Tim Blake Nelson, torna o capítulo um dos melhores, senão a melhor das histórias. O segundo, protagonizado por James franco, é o mais dispensável, porém contêm ótimas piadas.

O denso e difícil terceiro episódio reflete o egoísmo da natureza humana e o quão longe as atitudes do homem vão por ganância. Com uma forte mensagem e atendendo o valor do teatro, a arte da repetição; ’Meal Ticket’ é o conto mais impactante e comovente. O quarto fragmento é o mais vistoso pela sua cinematografia destoante e belíssima concedendo uma estética panorâmica grandiosa, sem contar a atuação excelente e visceral de Tom Waits.  

O quinto episódio é um deleite aos fãs dos irmãos Coen, pois contempla a marca registrada dos cineastas. Com ótimos diálogos, boas seqüências de ação, uma ótima química do casal protagonista Bill Heck e Zoe Kazan e a reviravolta característica.  O sexto e último capítulo também é uma aula de roteiro abrangendo diálogos engenhosos, personagens marcantes e com fortes personalidades contrapondo seus ideais, resultando em momentos super engraçados.

Analisando como um todo, ‘The Ballad of Buster Scruggs’ não encontra uma conexão entre seus diferentes contos. Porém, cada um deles tem seu particular vigor encantando o público na musicalidade, na comédia, na reviravolta, nos personagens marcantes, nos diálogos críveis e incríveis, no roteiro inteligente e bem escrito, assim como a marca registrada de sempre dos irmãos Coen.    
                
                                                                                    
Super Vale Ver !



Nenhum comentário