Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'SLAM: Voz de Levante' | 2018

NOTA 7.5

Por Rafael Yonamine  @cinemacrica 


O Poetry Slam é uma espécie de batalha performática de poesias de curta duração. Os participantes recitam seus trabalhos para os jurados e comumente interagem de forma enérgica com o público. Tendo como berço Chicago, já é um fenômeno internacional presente inclusive no Brasil. O conteúdo geralmente se associa a causas sociais. Por esse motivo, assim como o rap, encontra terreno fértil em periferias.



Tema atual, pertinente e criativo. Num momento de efervescência da discussão política somos apresentados à voz que roda as periferias. Não é o tipo de obra que preza pelo primor técnico. Aliás, qualquer amador seria capaz de elencar deslizes como falhas na iluminação, captação de som, quebra do enquadramento de diálogos, altura de câmera e assim por diante. Contudo, as criadoras Tatiana Lohman e Roberta Estrela D'Alva claramente têm como foco a vazão genuína dessa forma de expressão. Seja com exemplos reais, seja com discussões a respeito do papel do Slam.

O documentário consegue expor e dimensionar a amplitude das batalha de poesias. Com contextualizações nas nossas periferias, Nova Iorque, Chicago e Paris, temos uma breve introdução sobre a capacidade de mobilização do Slam. Passamos a ter ciência de que o Brasil já sediou etapas do campeonato internacional, assim como já tivemos representantes brasileiros nas finais em Paris. Não faltam trechos de apresentações, certamente os curiosos e simpatizantes ficarão saciados. Também participamos dos bastidores e debates entre os poetas sobre os conceitos e papel do Slam na sociedade. Apesar de não expandir o escopo para práticas similares ou precursores desse movimento, o documentário é competente em entreter e esmiuçar o foco proposto pelas criadoras.

É impossível sair da sala de cinema sem se arrepiar ao menos uma vez com as tantas performances de gente comum, criativa e inquieta.

Vale Ver !



Nenhum comentário