PiTacO do PapO - 'O Doutrinador' | 2018
NOTA 6.0
Por Rafael Yonamine @cinemacrica
Baseado na obra de Luciano Cunha, o Brasil se lança numa grande produção cinematográfica baseada em HQs. No nosso caso, a temática também é, infelizmente, bem brasileira: a corrupção. Após ver a filha sendo vÃtima do precário sistema de saúde por conta da falta de recursos e desvios de verba, o protagonista decide fazer justiça com as próprias mãos.
O fato é que desde o inÃcio, mesmo que de forma inconsciente, procuraremos estabelecer paralelos com produções de HQ norte-americanas. Nesse sentido, guardadas as proporções de orçamento, confesso que a produção nacional não faz feio. O diretor Gustavo Bonafé é muito competente na direção das cenas de ação, elas certamente se destacam pela dinâmica e plasticidade dentro do contexto nacional. A construção do ambiente também destoa positivamente. A atmosfera urbana é apresentada com um peso marcante, as cenas noturnas são bem fotografadas e alguns recursos como o uso assertivo de luzes néon enriquecem a cenografia.
O filme, entretanto, se restringe de forma demasiada ao nÃvel mais superficial de roteiros do gênero de HQ. É simplesmente a inserção de uma adversidade e a posterior busca por justiça. Mantém-se a estrutura, trocam-se elementos. Ou seja, "O Doutrinador" não rompe a membrana dos limites tÃpicos do gênero, não há pontos diferenciadores. Isso poderia ser feito com algum drama particular bem explorado, como o que foi feito com o personagem do Coringa em "Batman - O Cavaleiro das Trevas".
Ainda assim é um filme que vale ser visto, deve-se reconhecer a investida bem produzida num terreno habituado a receber produções milionárias.
Valer Ver, Mas Nem Tanto !
Deixe seu Comentário: