Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Emma e as Cores da Vida' | 2018

NOTA 4.0

Por Rafael Yonamine @cinemacrica

O publicitário sedutor. Não seria exagero deslocar o foco do filme, bem como o título, para o personagem de Teo. É ele o pivô dos malabarismos românticos e que encontra em Emma, uma osteopata cega, terreno para dar vazão à sua incapacidade de conter o aparente indomável apetite sexual. O relacionamento tem o efetivo ponto de partida durante uma consulta. Feito o contato, o personagem galanteador encontra formas de conciliar a vida com a atual parceira e a nova paixão.


A impressão inicial era de que o filme seguiria estritamente para o caminho do clichê: o homem repleto de vícios que encontra numa deficiente visual valores morais e uma diversidade de aprendizados a ponto de torná-lo um ser humano melhor e inclusive contribuir para o exercício da ocupação de criação publicitária. Antes fosse isso. O diretor Silvio Soldini migra desse para um rumo que, na melhor das hipóteses, pode ser visto como uma falta de tato. A complicação inicia-se com a falta de factibilidade da coexistência das duas relações geridas por Teo. Os contextos de dissimulação por ele propostos para suas duas parceiras beiram o absurdo, são sucessivas desculpas mal construídas que chegam a ofender a inteligência. Portanto, o arquétipo do conquistador articula livremente sem grandes questionamentos ou reveses.

Considero, inclusive, que o êxito na vida adúltera flerta positivamente com uma visão machista. Mesmo quando a infidelidade inventiva de Teo é descoberta, seu poder sedutor é o suficiente para anular qualquer mágoa, tão simples quanto dar um beijo. Apesar de simplificar o processo do perdão e comprimir a sensibilidade feminina, o filme conta com uma atuação belíssima de Valeria Golino no papel de Emma. A atriz assimila com precisão os dramas da personagem e entrega uma atuação comovente. Também são bons os toques de humor no melhor estilo europeu.

É difícil tecer elogios para um filme que subestima a inteligência da audiência e objetifica a mulher, mesmo que tenha algumas virtudes. Sendo assim, sugiro que poupe sua paciência e dinheiro.


Nem Vale Ver !




Nenhum comentário