Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'A Professora do Jardim de Infância' | 2018

NOTA 8.5

Por Rogério Machado


'A Professora do Jardim de Infância' foi levado às telas pela primeira vez em 2014 pelas mãos do cineasta israelense Nadav Lapid. Em uma coprodução com a França, o filme foi destaque na semana da crítica daquele ano, mas não viu a luz das telonas brasileiras, infelizmente. Não é segredo pra ninguém que Hollywood adora fazer suas próprias versões de sucessos estrangeiros, e por meio da Netflix, 'The Kindergarten Teacher' (no original), chega dessa vez sob a alcunha de uma mulher na direção, Sara Colangelo ('Conflitos e Reencontros' - 2014).


Na história seremos apresentados à Lisa Spinelli (Maggie Gyllenhaal),uma professora de ensino infantil,de Staten Island, que é excepcionalmente dedicada a seu trabalho. Quando ela descobre que um de seus alunos de cinco anos, Jimmy Roy, é um prodígio, ela fica fascinada com as poesias do garoto e, em última instância, arrisca sua vida familiar e liberdade para nutrir seu talento.

Além de lecionar, Lisa se dedica também às aulas de poesia que tem com Simon (Gael Garcia Bernal). Descobre que sua escrita não é tão afinada assim e vendo a genialidade dos poemas de Jimmy, começa então a usá-los nessas aulas e apresentá-los como se fossem seus. Lisa se incomoda com a postura dos filhos assim como a falta de interesse pelo lúdico, pela arte. Aposta então todas as suas fichas no aluno e começa a entrar mais e mais na vida diária do menino. Atitude que apresenta traços de insanidade e obsessão, mas disfarçados de excesso de cuidado e preocupação com o futuro. 

'A Professora do Jardim de Infância' é nada mais nada menos uma história sobre alguém que abafou seu talento em função da família, perdeu a mão e projetou em outra pessoa o futuro que gostaria de ter vivido. Maggie Gyllenhaal (a irmã mais velha do Jake ) imprime nuances e demonstra maturidade em uma atuação arrebatadora, sem deixar de ressaltar a comovente performance do pequeno Parker Sevak, que mesmo em sua primeira experiência como ator , dá indícios de um futuro promissor na arte que escolheu. 

Vale dizer que o longa, apesar de ser uma produção Netflix, não está disponível no Brasil. Quem quiser ver, vai ser preciso procurar por arquivos on line na internet. 

Vale Ver !


Nenhum comentário