PiTacO do PapO - 'Um Homem Comum' | 2018
NOTA 5.0
Por Rafael Yonamine @cinemacrica
Um ex-general é alvo de tribunais internacionais por conta de barbáries cometidas em guerras na antiga Iugoslávia. A difÃcil tarefa da manutenção do anonimato é amparada por uma rede de colaboradores que adotam medidas como garantir moradias rotativas, vigilância constante e auxÃlio com itens cotidianos. Numa das mudanças de lar, a trama ganha novos rumos quando o protagonista conhece a faxineira que iria prestar serviços para a antiga moradora despejada. Apesar do equÃvoco, o novo morador opta pela continuidade dos serviços domésticos dando inÃcio à relação central do filme.
"Um Homem Comum" pode ser visto como uma obra que tem boas ideias, mas a maioria mal executadas. O diretor Brad Silberling emprega um esforço desmedido em algumas construções como a figura do protagonista. O talento de Ben Kingsley não resistiu ao malabarismo deselegante de conceber uma figura rude, tornando-a caricata. Esse problema afeta diretamente outra construção relevante: o relacionamento do ex-general com sua nova empregada doméstica. A afeição da dupla, que alterna entre sintonia e atritos, beira o fantasioso, dando a um potencial bom suspense ares de comédia romântica.
O desfecho mantém a falta de qualidade que o precede: novamente, a ideia, no papel, poderia ser interessante. Contudo, a execução segue uma sequência de recortes pobres derivados de situações mal exploradas.
De nada valem as boas intenções sem o mÃnimo de capricho na direção. Filme absolutamente dispensável.
Nem Vale Ver !
Deixe seu Comentário: