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PiTacO do PapO - 'Tinta Bruta' | 2018

NOTA 5.0

Por Rafael Yonamine @cinemacrica


Pedro é o típico jovem pós-moderno introspectivo e isolado do calor humano pela vida digital. A vida antissocial não implica numa passividade absoluta. O protagonista oscila entre a reclusão, tanto física como comunitária, e a exacerbação de traços violentos em situações hostis. Vítima de bullying na escola, acabou cegando um colega num acesso de raiva. Por esse motivo, responde a um processo criminal. A solidão é potencializada pela criação sem pais que morreram precocemente e a recente mudança de domicílio da irmã, a única pessoa com quem tinha convívio diário.


A válvula de escape explorada em "Tinta Bruta" é a expressão digital encontrada por Pedro que, além de fonte de renda, fornece o mínimo de nutriente para se conectar ao mundo. O personagem realiza performances eróticas pela sua webcam. O senso de extravasão é intensificado pelo uso de tintas neon passadas em todo o corpo, o que acaba se tornando sua marca nesse meio. Deve-se reconhecer que o filme é ousado em propor um formato autoral e desprovido de pudores em retratar a intimidade de Pedro durante seus mais variados tipos de performance. Por vezes, os diretores Filipe Matzembacher e Márcio Reolon recorrem a diálogos pausados e espaçados, planos contemplativos e sequências de sexo visceral.

A forma é poderosa quando encontra terreno fértil no conteúdo. O atrevimento estético, por vezes, não oferece a melhor das coesões. Alguns longos plano-sequências, por exemplo, como o que Pedro compra cerveja para a festa de despedida da irmã, não agrega à narrativa. O mesmo acontece  com outros momentos de pausa que se alongam de forma disfuncional. A sensação é de que o filme poderia ter o mesmo nível de entrega com 25 minutos a menos. Esse tempo poderia ser melhor usado para elaborar com mais requinte e complexidade a principal relação afetiva do protagonista: o caso com Leo. O desfecho, principalmente, não é nada além de mediano.

Esses vícios, exercidos de forma repetitiva, inevitavelmente constroem a sensação de vazio no sentido de ausência de conteúdo. Há opções de dramas melhores, inclusive nacionais.

Nem Vale Ver !





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