Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'A Sombra da Verdade' | 2018

NOTA 6.5

Por Rogério Machado


Solidariedade por interesse? Ajuda humanitária com segundas intenções? Filantropia com corrupção embutida?  Tanto faz, o fato é que o tema sempre será atual uma vez que sempre existirão interesses políticos que irão se sobrepor às necessidades do povo. Não é diferente aqui e nem em qualquer outro lugar do mundo. É lançando mão desse tema, que o diretor Per Fly adaptou a obra de Michael Soussan para o cinema. História essa  baseada em eventos reais e que por aqui, chegou direto ao serviço on demand.


Na trama Michael (Theo James), um jovem idealista recém-licenciado, consegue o emprego dos sonhos nas Nações Unidas e se vê  no centro do programa Petróleo por Alimentos da ONU. Com a ajuda do seu mentor, Pasha (Ben Kingsley), Michael prospera no emprego mas, com o tempo, começa a se dar conta da verdadeira corrupção que está na base do programa. A única saída será denunciar tudo – arriscando a sua própria vida, a carreira do seu mentor e a vida da mulher que ama, Nashim, uma mulher local misteriosa que ele conheceu no Iraque. 

Michael é do tipo sonhador, que quer um mundo mais justo e acha que pode contribuir muito para isso. Ele quer na verdade seguir os passos do pai - morto num atentado à embaixada dos EUA no Líbano, na década de 1980. Cedo percebemos o peso do legado na figura do nosso protagonista, mas também a inspiração que representou para ele e incentivo em seguir carreira nas Nações Unidas. É esse um dos desconfortos do longa. Tudo é muito mal apresentado e o peso dessas memórias e do legado deixado pelo pai, não tocam o espectador, que por sua vez não se envolve com o drama pessoal do personagem, além da interpretação de Theo James demonstrar certa apatia e contribuir para com isso.

O que se segue é um thriller político a meio gás carregado na ideia do "baseado numa história pessoal", com diversos elementos que tentam dar densidade a texto e personagens, como um romance que vai intersectar esta história de capitalismo, poder e corrupção. Ao meu ver o romance se perde no meio da trama central - talvez por não ter força suficiente enquanto um relacionamento crível no meio do turbilhão, ou simplesmente pelo casal que o protagoniza se mostrar morno nesse envolvimento. 

Apesar dos pesares , 'Backstabbing for Beginners' (no original), apresenta bom ritmo e não será aquela produção que entediará o expectador, mas que se tornará esquecível em muito pouco tempo. 


Vale Ver, Mas Nem Tanto! 


Nenhum comentário