Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'A Morte te dá Parabéns 2' | 2019

NOTA 8.0

“Já vi isso antes…”

Por Vinícius Martins @cinemarcante


Lançado em 2017, 'A Morte te dá Parabéns’ chegou aos cinemas com uma história hilária de morte e viagem no tempo bem ao estilo 'No Limite do Amanhã’ e 'Feitiço do Tempo’, com um roteiro bem amarrado que se resolvia em si mesmo. Sem deixar ganhos para uma possível sequência, o filme se estabeleceu como um clássico pseudo-cult contemporâneo e conquistou a atual geração com seus absurdos que se repetiam diariamente na vida da protagonista. O filme logo passou a ser visto como uma espécie de 'Titanic’ para o gênero, sem aberturas para a própria mitologia como 'Um Lugar Silencioso’ fez ao seu final. Porém, o sucesso fez surgir uma sequência que tinha tudo para ser um fiasco confuso, mas terminou sendo surpreendentemente boa. Eis que chegou aos cinemas 'A Morte te dá Parabéns 2’ com um título original  bastante criativo no trocadilho 'Happy Death Day 2U’.


A trama engana o público com um primeiro ato que direciona a trama para um lado, para no primeiro ponto de virada (lá pelos 15 ou 20 minutos de filme) apresentar seu verdadeiro caráter. A engenhosidade do roteiro é notável, encaixando uma realidade impossível no âmbito do crível e acariciando a platéia com uma sensação de déjà vu mesclado à nostalgia recente do filme anterior, lançado um ano e meio atrás. A sensação de “já vi isso antes” aqui é bem-vinda, e a coragem dos produtores fez o universo que é a vida da universitária vivida por Jessica Rothe se expandir e vingar, muito provavelmente, em uma outra sequência vindoura. No entanto, o filme não acerta em tudo. Algumas escolhas do roteiro pedem uma boa dose de ignorância do espectador: a fácil credulidade dos amigos da outra dimensão na história improvável da protagonista, o desfecho da trama que parece ignorar completamente o assassino do primeiro ato e não o resolve, e o acaso científico que deduze-se ter ocorrido também meses antes, em uma segunda-feira dia 18, que não se sabe como se iniciou.

Obviamente, nem tudo precisa ser explicado; só o básico para que se entenda a jornada da mocinha… só que justificar singularidade do lapso temporal do primeiro filme sem exatamente explicá-lo é querer passar a perna nos espectadores. E assim, com uma deliciosa salada mista de ficção científica, drama familiar, comédia slasher e uma pitada farta de coincidências convenientes, 'A Morte te dá Parabéns 2’ se solidifica em sua história de mentiras bem contadas e esteriótipos do gênero; mas ainda assim, criando sua própria identidade.


Vale Ver !


Nenhum comentário