PiTacO do PapO - 'A Caminho de Casa' | 2019
NOTA 7.5
Por Rogério Machado
Em toda a trajetória do cinema, existem os filmes com cães e os filmes estrelados por cães. Exemplos do segundo tipo de produção existem aos montes: Benji, Rim-tim-tim, Lassie , são animais que tatuaram suas patinhas na calçada da fama em Hollywood. O subgênero - aventuras encabeçadas por animais - de uns anos pra cá se tornaram muito populares: 'Marley e Eu', 'Sempre ao Seu Lado' e 'Quatro Vidas de um Cão', todos baseados em best sellers ,são exemplos de sucesso desse nicho, mas que não necessariamente trazem o animal como estrela do filme. 'A Caminho de Casa', que chegou ontem aos cinemas brasileiros, traz um cãozinho que tem voz e que expressa seus sentimentos em relação ao mundo à sua volta, e claro, aos homens.
Na história seremos apresentados à cadelinha Bella (voz de Bryce Dallas Howard no original), que depois de ser encontrada nos escombros de uma casa em um terreno abandonado, vai viver com Lucas (Jonah Hauer-King), um estudante de medicina que trabalha como voluntário em um hospital local. Um dia ela é encontrada pelo Controle de Animais na rua e acaba sendo levada para um abrigo a 400 milhas de distância de seu dono. No entanto, Bella, uma cachorra extremamente leal e corajosa, decide iniciar sozinha uma longa jornada de volta para a casa, emocionando a todos que cruzam o seu caminho.
Baseado na obra de Bruce W. Cameron e dirigido por Charles Martin Smith (que tem currÃculo em se tratando de filmes com animais: 'Winter, O Golfinho 1 e 2', 2011, 2014), o filme é conduzido pela ótica do animal, os atores são na verdade peças dentro da ideia que o cão tem do mundo ao seu redor, dos humanos bons ou maus que encontra pelo caminho, dos animais que esbarram com ela na aventura do retorno pra casa, da luta pela vida , do sentimento que carrega consigo, e de como se fazer entendida e entender pode se tornar uma tarefa quase impossÃvel. Nesse ponto o filme acerta e proporciona sequências impagáveis e muito emocionantes , tanto com humanos como com animais, mas isso não deixa de ser mais do mesmo. Já vimos esse formato por exemplo em 'Babe, O Porquinho Atrapalhado', com a sutil diferença que aqui, os bichos conversavam entre si, coisa que no longa de Martin Smith não acontece.
Apesar de figurar sob o selo de 'cute' (como geralmente filmes com animais são) e ter como protagonista uma cadelinha adorável que ainda por cima é uma boa atriz, 'A Caminho de Casa' não passa de um filme que se deteve à uma abordagem ultrapassada e que já foi feita milhares de vezes há mais de uma década atrás. Contudo, ainda que sem muitas novidades, focando apenas na jornada da cadelinha e sem espaço para viradas na trama, bons exemplos e mensagens altruÃstas sempre terão seu lugar ao sol. Nem precisa dizer que, pra quem ama animais, o longa, que tem a presença da veterana Ashley Judd, se torna um item obrigatório na prateleira da memória.
Vale Ver !
Deixe seu Comentário: