PiTacO do PapO - 'A Casa de Veraneio' | 2019
NOTA 6.0
Por Rafael Yonamine @cinemacrica
É realmente preciso uma grande casa para abrigar toda a ambição dessa obra. Dentre as tantas escolhas incorporadas, a diretora Valeria Bruni Tedeschi inicia sua comédia dramática retratando os dilemas da cineasta Anna: complicações na vida amorosa e desafios de execução do filme que está produzindo. Em meio a esses processos, Anna junta-se à famÃlia numa grande casa de veraneio situada na Riviera Francesa. Somam-se aos dramas de Anna inúmeros outros elementos das relações humanas dos demais membros da famÃlia.
A combinação final é indigesta. Há uma grande ânsia de abarcar uma pluralidade de elementos que vão além da simples soma de dramas particulares paralelos ao da protagonista. A proposta comédia e drama é estéril, não rende. A obra caracteriza-se muito mais pela lamentação do que por situações cômicas bem construÃdas. O riso acaba dependendo de traços individuais de personagens teoricamente engraçados. Na prática não o são. A comédia acaba sendo mais representada pelos diversos "jingles" que remetem ao gênero do que por competência narrativa ou qualidade dos textos.
A combinação de temas dramáticos como o luto da morte do irmão, inÃcio de uma paixão, desilusões amorosas e disputa de classes, poderiam tecer uma sinergia interessante com o drama vivido pela protagonista, seja pela elaboração de paralelos ou da explicitação de contraposições. O que se vê, infelizmente, é uma compilação desarmoniosa de dramas particulares. Em dado momento, chega-se a questionar se o que Anna vivia tem alguma conexão presente ou se os arcos iniciados terão um mÃnimo de acabamento ao final.
Será tarefa difÃcil se apegar a algum elemento positivo, seja um personagem cativante ou ponto alto da narrativa. O filme, apesar de esboçar temas interessantes, acaba se perdendo pela opção do excesso e falta de organização.
Vale Ver Mas Nem Tanto !
Deixe seu Comentário: