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PiTacO do PapO - 'Damsel' | 2018

NOTA 5.0

Por Rogério Machado

Dois homens, um ambiente árido e de sol escaldante.. um lugar desértico. Um deles é apenas mais um sem eira nem beira que só procura uns tragos, o outro é um pegador que  deseja ser livre , se despe de sua indumentária (literalmente) e troca de papel com o moribundo beberrão. Essa primeira cena terá sua razão de ser mais à frente nessa colcha de retalhos que é 'Damsel' (donzela em inglês), filme que segue sem título nacional ou destino dentre as opções disponíveis para veiculação de um projeto cinematográfico. Aos responsáveis pelo western, David e Nathan Zellner, que sem rodeios já denuncio:   faltou coragem para 'bancar' uma trama no mínimo convincente. 


Na trama Robert Pattinson é Samuel Alabaster, um jovem simples e romântico que faz uma jornada no velho oeste selvagem até a fronteira americana para se casar com o amor da sua vida, Penélope (Mia Wasikowska). Ao lado do bêbado  (ou melhor, recém pregador) Parson Henry (David Zellner) , sua simples viagem fica cada dia mais perigosa e as distinções entre heróis, donzelas e vilões logo se confundem quando ele descobre o paradeiro de sua futura noiva, que há essa altura da história já não é mais como a moça da foto que Samuel guardava com carinho. 

O faroeste, na América,  nunca deixará de ser um produto em que vez por outra grandes estúdios investem. Erros e acertos permeiam o gênero, assim como em qualquer outro gênero, mas há de se convir que, depois de tantos grandes filmes do tipo - clássicos (como 'Sete Homens e Um Destino' - 1960) ou recentes ('Django Livre' - 2012), fica difícil não criar níveis mais rígidos de comparação. Mas nem precisamos ir muito longe, em 2018 mesmo tivemos um dos melhores filmes do gênero do cinema recente: 'A Balada de Buster Scruggs', produção Netflix, que ganhou público e crítica por ostentar o que falta em 'Damsel': a ousadia para ser diferente. 

Habitando entre linhas dramáticas e uma iminente (ou insistente) comicidade, algumas escolhas da dupla de diretores não funcionam na prática, como a virada na narrativa transformando a indefesa donzela numa mulher forte e empoderada, assim como o destino fácil dado a personagens de relevância dentro da história. A impressão que se tem é que faltou peito para encarar de frente uma narrativa que tivesse um humor escrachado ou um drama eficiente, 'Damsel' não consegue ser um nem outro. 


Nem Vale Ver !





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