PiTacO do PapO - 'Minha Obra-Prima' | 2019
NOTA 7.5
Por Rafael Yonamine @cinemacrica
Arturo, interpretado por Guillermo Francella, nos introduz ao mercado de obras de arte. Sua galeria acomoda os vÃcios e virtudes desse mundo marcado por vaidade, rede de contatos e, principalmente, subjetividade sobre o que pode ser considerado uma obra de alto valor. O desenvolvimento do seu personagem transcorre em paralelo ao do experiente artista Renzo (Luis Brandoni). Em meio à terceira idade, o já prestigiado artista agora encontra dificuldade em dar vazão à s sua criações. A consequente dificuldade financeira é agravada pela inflexibilidade grosseira de Renzo em adequar-se aos novos padrões ou atender demandas que, em algum grau, interfiram no seu ideal criativo.
Essa é uma obra bastante fluida e prazerosa de ser assistida. A construção dos personagens é bem feita até 2/3 do filme, o que já é suficiente para gerar tração. Como plano primário, o personagem de Arturo efetivamente nos mobiliza em tangibilizar os aspectos particulares do mercado de obras de arte. Como engrenagem dramática e igualmente interessante está seu relacionamento com Renzo. É cativante vê-lo cultivar o espÃrito fraterno com um pintor ranzinza, mesmo que esse exercÃcio vá de encontro com o interesseiro equilÃbrio do prato financeiro.
Apesar de soar como um drama doce, o roteiro está longe de ser óbvio e oferece uma complexidade acima da média. Entretanto, o que poderia ser positivo falha na construção de um alicerce que seja proporcional ao tamanho da ousadia do desfecho, que inclusive é muito interessante. Os personagens possuem traços persistentes e reforçados à exaustão, a inflexão proposta no último ato não condiz com o que foi exposto. Também causa estranheza o desenvolvimento do terceiro personagem: o aspirante a aluno de Renzo acaba canalizando responsabilidades narrativas incongruentes com o perfil passivo inicial. Novamente, há uma inflexão de arco de personagem não harmoniosa.
Mesmo tendo alguns deslizes, é um filme capaz de entreter com qualidade e o usual charme argentino.
Vale Ver !
Deixe seu Comentário: