Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO- 'Um Amor Inesperado' | 2019

NOTA 7.5

Por Rogério Machado


Juan Vera tem vasta experiência no cinema argentino. Seja a cargo do roteiro ou mesmo produzindo, Vera já deixou sua marca no cinema latino em grandes obras. Em 'Um Amor Inesperado' , que chega essa semana em circuito comercial no Brasil, ele finalmente assume as rédeas de uma produção através da direção levando ao público o frescor das comédias românticas para adolescentes , só que com pegada adulta. Nada de romantizar a jornada, aqui a realidade é que fala primeiro. 


Na história seremos apresentados a Marcos (Ricardo Darín) e Ana (Mercedes Morán). Eles estão casados há 25 anos e seu relacionamento já não está mais funcionando. Quando seu filho deixa a Argentina para estudar fora, os dois decidem repensar a relação e acabam  se divorciando. Porém, a vida de solteiro, tanto pra ele como para ela, não está indo tão fácil quanto eles esperavam. Após muitas tentativas, encontros marcados pelo Tinder e muita gente estranha no caminho deles,  Marcos acaba chamando Ana para sair com ele novamente para quem sabe retomar a vida de casado.

Juan Vera faz questão de ressaltar os ciclos da vida. Arcos se abrem e se fecham e a experimentação do cineasta é ressaltar que nada é definitivo no amor, que estamos lidando com sentimentos, com emoções, e que esses terrenos arenosos podem variar como dunas no vento. Marcos é um homem inexperiente, quadrado, e se vê perdido ao ter que começar uma nova vida de solteiro. Já Ana é independente e rápida em se ajustar à um novo ritmo de vida. A única coisa em comum é o respeito que sentem um pelo outro. Portanto, não há espaço para picuinhas típicas de romances teen. Nesse ponto, o comédia sai na frente em burlar as fórmulas do gênero. 

Contudo, como relevante ponto negativo, é notável a queda de ritmo da primeira para a segunda parte. As desventuras desses novos solteiros não percorrem o segundo e terceiro ato com a mesma fluidez  apresentada da abertura, onde o humor é acentuado e inteligente. É possível notar piadas tirando sarro com o machismo e exaltando a mulher emancipada, dona de si. Mas infelizmente, dado ao tempo prolongado (cerca de 130min), algumas situações se alongam demais e perdem o devido impacto. Para além dos problemas de ritmo, não dá pra desprezar o fato de que 'Um Amor Inesperado' tem o préstimo de ter Darín e Morán como protagonistas , estrelas latinas de primeira grandeza cujo maior atributo é deixar qualquer espectador envolvido com os personagens que defendem. 


Vale Ver !


Nenhum comentário