Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Uma Aventura Lego 2' | 2019

NOTA 9.0

Tudo é muito mais incrível!

Por Vinícius Martins @cinemarcante 


Um mundo distópico, uma invasão alienígena fofa, uma porta no céu, o limbo do esquecimento, dimensões paralelas, teoria das cordas, uma conspiração revolucionária em instituição monárquica, brigas de casa, síndrome de Peter Pan, mutações abstratas, canções de vilania que grudam na memória que nem chiclete em cabelo de criança de creche, uma condenação ao poço, a queda épica de Gandalf enquanto o mesmo grita alguma instrução, glitter, vômito de arco-íris, destruição da residência alheia, perturbação da paz da sociedade de brinquedos, aLEGOrias criativas, e dor por pisar em uma pecinha: tudo isso só porque duas crianças se recusaram a brincar juntas. Senhoras e senhores, eu lhes apresento 'Uma Aventura Lego 2’, que é incrivelmente melhor que o primeiro.


O novo filme da franquia Lego se encaixa perfeitamente (ba-dum-tsss) no âmbito de brincadeira séria com consequências na visão infantil - não consequências ruins e cruéis do “mundo real”, mas sim no sentido de “brincadeira que se leva a sério”, como costumeiramente fazem as crianças enquanto brincam e crêem no universo imaginário em que emergem. A escolha de uma criança, nesse caso específico, altera totalmente o mundo dos brinquedos e dá a eles autenticidade suficiente para promover piadas sobre si mesmo e viagens no tempo.

Há espaço para paródias de todos os tipos, que homenageiam filmes clássicos e contemporâneos, com espaço até para plot-twists sarcásticos. Aqui tem 'Mad Max: Estrada da Fúria’, 'De Volta para o Futuro’, 'Liga da Justiça’ e mais uma dúzia de referências hilárias que fazem qualquer cinéfilo rir alto na poltrona do cinema; inclusive uma piada interna maravilhosa sobre 'Jurassic World’, franquia também protagonizada pelo dublador do lego Emmet, Chris Pratt. O roteiro, no entanto, porta uma mensagem muito parecida com a da trilogia 'Toy Story’mas isso não tira o seu brilho e o seu charmoso quê de otimismo.

A identidade de 'Uma Aventura Lego 2’ é a necessidade humana de crescer, mas não de se tornar um adulto. É a evolução da infância dentro dela mesma, com uma beleza sinfônica de equilíbrio entre desilusão e aceitação. Tudo se resume a uma mensagem de múltiplas vias sobre o abraço às diferenças e a coexistência pacífica entre povos, sejam eles brinquedos de linhas diferentes ou simplesmente meninos e meninas.

PS: O filme é um forte candidato ao próximo Oscar na categoria Melhor Montagem (ba-dum-tsss)

Super Vale Ver !


Nenhum comentário