Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - ' Yomeddine - Em Busca de um Lar' | 2019

NOTA 6.5

Por Rafael Yonamine @cinemacrica


Além de ser vítima de lepra e portador de deficiência física, Beshay vive em pobreza extrema. A rotina diária de revirar lixo num aterro sanitário ainda é esvaziada pela a ausência da família que o abandonou prematuramente. Por fim, sua parceira, portadora de problemas mentais, falece.


A variedade de elementos miseráveis nessa sinopse norteia a ambição do diretor Abu Bakr Shawky no seu longa de estreia. É um filme de estética agradável e bem dirigido, mas a ostensiva arquitetura da desgraça não tem o devido amparo narrativo e interpretativo. “Yomeddine” tem ingredientes de um road movie dramático, mas até o ponto de elaborar receitas básicas. De início, é possível esboçar empatia e compadecimento pelo protagonista, seu aspecto físico contribui para esse processo. A cena de abertura, inclusive, é belíssima. Nela, Beshay se entretém de forma inocente com artigos simples encontrados num mar de lixo. 

A boa impressão inicial, entretanto, não evolui. O ator Rady Gamal, que interpreta o personagem principal, detém uma estaticidade emocional que não engrandece os elementos trágicos propostos. Por vezes, o uso de atores amadores locais contribuem com o desenvolvimento de um retrato local com transparência mais cristalina. Nesse caso, pesou o efeito colateral da falta de intimidade interpretativa.

Apesar desse fator, a jornada de Beshay poderia encontrar virtudes no fechamento, mas esse momento também não aportou diferenciais à obra. Após o falecimento da esposa, o protagonista decide voltar às origens e conhecer seus familiares. O caminho até os seus pais rende bons episódios, mas culmina num desfecho não recompensador. Portanto, também não estamos diante de um roteiro notável.

Apesar de não ser uma obra-prima, como primeiro longa o diretor Shawky consegue demonstrar aptidões. “Yomeddine”, apesar de ter uma entrega mediana com uma elegante roupagem egípcia, pode ser uma opção válida para apreciadores de temáticas que se relacionam com jornadas dramáticas.

Vale Ver Mas Nem Tanto!



Nenhum comentário