PiTacO do PapO - 'Em Trânsito' | 2018
NOTA 7.5
Precisamos falar sobre abandono
Por Rogério Machado
Precisamos falar sobre abandono
Por Rogério Machado
O novo filme do diretor Christian Petzold ('Phoenix' - 2014), arrancou suspiros na plateria do Festival de Berlim no ano passado e firmou também seu respeito entre a crítica especializada. 'Em Trânsito' retrata o abandono, a situação dos refugiados, do expatriados, dos excluídos. Daqueles que muitas vezes não encontram lugar em terras ou mesmo em corações.
No drama conheceremos Georg (Franz Rogowski). Um homem solitário que tenta fugir da França após a invasão nazista, ele rouba os manuscritos de um autor falecido e assume sua identidade. Preso em Marselha, acaba conhecendo Marie (Paula Beer), que está desesperada para encontrar seu marido desaparecido - o mesmo que ele está fingindo ser , e pra complicar ainda mais, ele começa a se apaixonar por ela.
A obra de Petzold se torna muito interessante em seu conceito "atemporal": há questões da Segunda Guerra Mundial ao mesmo que o diretor apresenta problemas contemporâneos, como a questão dos imigrantes, fazendo com que a trama se torne ainda mais atrativa por essa sua "viagem no tempo"; não há como situar a Marselha do filme em um certo período - é onde é requerida a sagacidade do espectador em entender a proposta e todos os protestos e lamentos que o cineasta deseja com seu projeto.
'Transit' (no original), na prática é um documento que garante que o imigrante não poderá passar muito tempo em seu destino - o lugar escolhido, portanto, não poderia se tornar sua 'casa' , sua pátria. Enquanto discute sobre crise de imigração, Petzold também discute a efemeridade das relações , que são deixadas, esquecidas e que sofrem da ausência de amor, mas tem urgência em buscar ideais ainda que isso envolva não se apegar ao outro. A narrativa é compassada, o recado chega com menos impacto aos impacientes, mas é um filme feito pra pensar, sem a menor dúvida.
Vale Ver !
Deixe seu Comentário: