PiTacO do PapO - 'The Old Man & the Gun' | 2019
NOTA 8.0
Por Rogério Machado
-Sr Forrest, existem outras maneias de ganhar a vida; disse o homem.
Sr Forrest responde: Eu não quero ganhar a vida, eu quero viver....
Entre tantas falas do ladrão mais simpático que um dia o mundo conheceu, essa me chamou atenção. Viver como se não houvesse amanhã, mesmo na transgressão? Cada um encontra na vida um motivo pra manter um sorriso no rosto, e o de Forrest era, acredite, roubar bancos! Muito mais do que 'conquistar' o dinheiro alheio , era a sensação de estar pulsando na empreitada que o motivava.
'The Old Man & The Gun' , ainda sem tÃtulo em português ou previsão de lançamento por aqui, que tem a direção de David Lowery (do emblemático 'The Ghost Story' - 2017), nos conta a história real desse homem, Forrest Tucker, que escapou 18 vezes da prisão , e sem fazer muita força.
Esse adorável mal feitor, preciso, gentil e carismático, Forrest Tucker (Robert Redford) domina com maestria a arte de assaltar bancos. Aos 70 anos de idade, o senhor conseguiu a façanha de escapar da prisão de San Quentin e de tantas outras, e agora segue conduzindo uma série de roubos que intriga a polÃcia e fascina os espectadores. No entanto, o detetive John Hunt (Casey Affleck) está na sua cola, e Tucker precisará elaborar ainda mais suas artimanhas para ter sucesso no seu último grande ato.
O método de Tucker era o mais simplório e inesperado: ser cordial e não usar arma. Sim, ele portava ama, mas nunca a usava, fato que intrigava e gerava uma espécie de admiração em John Hurt, que perseguia a gangue dos idosos (formada também por Waller, Tom Waitts e Teddy, Danny Glover). Quanto mais pesquisa e investigação, mais John se intrigava pelo modo como Tucker agia.
O personagem cai como uma luva pra Robert Redford, sempre muito elegante e com um sorriso discreto, o ator é o que de melhor a produção tem. Ao lado da grande Sissy Spacek, que dá vida a Jewel, uma mulher com que Tucker se envolve, a narrativa não só agrega elementos para acentuar a personalidade dessa espécie de anti herói, como também ganha ares de clássico contemporâneo. Infelizmente, (pelo que temos até o momento) Redford anunciou que não pretende mais atuar – o que tornaria 'The Old Man & the Gun' o último longa de uma carreira espetacular. A indicação esse ano ao Oscar de Melhor Ator não veio, mas Forrest Tucker ficará marcado entre os sucessos desse Ãcone do cinema mundial.
Vale Ver !
Deixe seu Comentário: