Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Homem Aranha : Longe de Casa' | 2019 Crítica 2

NOTA 10

..há mais de uma semana

Por Vinícius Martins @cinemarcante 


No segundo filme solo do Homem-Aranha dentro do Universo Cinematográfico Marvel (que é o quinto longa do personagem com a interpretação de Tom Holland), surgem as consequências do estalar dos dedos de Thanos - evento que, aqui, ganha um novo nome - e é dado ao público o primeiro vislumbre do oceano de possibilidades reservadas para o futuro dos heróis na era pós-Ultimato. O novo filme do cabeça-de-teia, novamente dirigido por Jon Watts (de 'Homem-Aranha: De Volta ao Lar'), serve como epílogo para o quarto filme dos Vingadores e como prólogo para todo o futuro do MCU, mas isso não significa que o filme não tenha sua importância autoral e sua identidade própria. Este é o fechamento da terceira fase da saga dos heróis da Marvel nas telonas, e sua jornada se ergue como um monumento dentro das inúmeras utilidades que a obra possui para si mesma e para o todo onde ela é inserida.


O amigão da vizinhança está, desta vez, fora de sua área. As tais férias na Europa, tão sonhadas e merecidas, se transformam em uma inacreditável sucessão de desastres e ruínas após o surgimento de seres vindos "do além", oriundos de outras dimensões que foram abertas após o derradeiro ato do Titã louco Thanos. E é justamente aí que o filme ganha corpo, com adições significativas que ajudam a expandir esse universo já tão rico e complexo. Jake Gyllenhaal é um acréscimo e tanto para o elenco em sua interpretação de Mysterio, que é um vilão clássico dos quadrinhos do teioso e que agora se apresenta, misteriosamente (eu não quis forçar um trocadilho, juro), como um aliado no combate aos Elementais - seres místicos que são como forças primárias da natureza; os elementos terra, ar, fogo, e água. Cabe a Peter Parker fazer escolhas difíceis e conviver com o que elas trouxerem, e o amadurecimento do herói, agora enlutado, é o diferencial que faz deste novo capítulo um triunfo do estúdio.

'Homem-Aranha: Longe de Casa' é uma aventura adolescente, resgatando o clima do filme anterior e a nostalgia saudável dos quadrinhos, com um protagonista em constante evolução e crescimento, mas que falha diversas vezes no processo por ser indeciso, confuso e atrapalhado. Sem o seu manto heroico, a vida comum sempre foi bastante desafiadora para o nerd deslocado e onanista que Parker é; e aos poucos, neste maravilhoso novo capítulo, vê sua vida social se transformar em sua fantasia e seu uniforme em sua real identidade. Um crescimento e tanto para uma figura tão idolatrada na cultura popular, que agora é capaz de trazer até algum conforto para os que ainda choram as tragédias de 'Ultimato'.

Super Vale Ver !


Nota: 

As cenas pós créditos são surreais, com uma ótima nova-velha surpresa que promete conexões a um possível vindouro e sonhado multiverso em live action. Fique na sala até o último minuto!






Nenhum comentário