PiTacO do PapO - 'À Queima Roupa' | 2019
NOTA 7.0
Por Sérgio Ghesti @meuhype
O filme original da Netflix dirigido pelo inexperiente porém criativo Joe Lynch, conhecido de produções independentes, entrega uma trama básica que envolve o espectador e possui elementos charmosos dos famosos "Buddy Movie" dos anos 80 e 90, um gênero onde uma dupla improvável se junta em uma trama policial e tem como exemplares mais famosos 'Maquina Mortífera' e '48 Horas', além do filme original que inspirou essa nova produção.
O grande diferencial do diretor é justamente usar sua veia independente evitando uma trama super elaborada e valorizando o contato físico dos personagens: mocinhos e vilões ficam cara a cara, sem apelar aos efeitos especiais, a energia vital do filme também está em seu elenco afiado e na agilidade da trama. Anthony Mackie (IO) e Frank Grillo (Wheelman) comandam o filme com uma parceria energética e carismática, o elenco ainda possui a vencedora do Oscar, Marcia Gay Harden que andou meio sumida das telas, em uma participação como uma das policiais que estão à caça do bandido interpretado por Grillo.
O filme tem breve duração e acerta em não perder muito tempo com sub-tramas. A ação é frenética principalmente na interação entre os personagens principais, o que garante a diversão. Na trama um enfermeiro (Anthony Mackie) com a esposa grávida é contatado por uma gangue de criminosos para resgatar um parceiro deles que está internado, ferido, no hospital onde ele trabalha. Ao cumprir essa missão, o enfermeiro acaba descobrindo uma trama de corrupção e mortes dentro da polícia local, que rapta a sua esposa e quer o bandido em troca. Os dois se aliam para impedir uma tragédia.
A simplicidade da trama fazem o espectador que procura uma distração dentro dessas características se esbaldar em uma mistura de elementos - brigas de punhos, veículos roubados, tiroteios imprudentes, perseguições de longo alcance, isso tudo sem se preocupar com a estética cinematográfica dando um ar real aos acontecimentos. O filme possui uma trilha de punk rock com Black Flag e também Hip Hop, as cenas de perseguição evocam William Friedkin (Operação França) e outras referências voando em tela que ajudam 'À Queima Roupa' a se destacar no catálogo de originais da Netflix. O filme é um tipo de produção que não apresenta algo inovador mas acerta em investir bem nas principais fórmulas de outros exemplares deste estilo de filme.
Vale Ver !
Deixe seu Comentário: