PiTacO do PapO - 'O Mistério do Gato Chinês' | 2019
NOTA 5.0
Por Rafael Yonamine @cinemacrica
A fantasia ganha espaço na China dinástica. Além da trama imaginativa que se pronuncia rapidamente, os pesados filtros de cores pastéis também denunciam de antemão qual será a proposta cinematográfica. O imperador se contorce em seu leito. O motivo é alheio à razão, acredita-se que seja vítima de algum mal sobrenatural. Por esse motivo, o monge japonês Kukai é convidado para acompanhar o caso. Aos poucos, o colaborador estrangeiro junta-se ao poeta da corte e clareiam o episódio. Os indícios apontam para o diagnóstico de que um gato misterioso está por trás desse mal. Não bastando vitimar o líder do reino, outras pessoas ligadas à corte também são alvo de males metafísicos.
O suspense fantasioso percorre uma produção ambiciosa. A reconstrução da China antiga é primorosa, assim como outros detalhes como o figurino. Apesar da estética refinada, o desenrolar da narrativa não faz bom uso do orçamento disponibilizado. A vingança é o ponto central do roteiro, mas as escolhas decorrentes dessa matriz não engrandecem a trama. Perde-se muito tempo em florir as consequências, quando as causas, que para esse filme são muito mais interessantes, têm dedicação aquém do necessário. Nesse balanço desarmônico de prioridades, a monotonia acaba avançando sobre o esmiuçamento envolvente de articulações passadas que até tinham potencial.
Também não posso deixar de comentar a execução atabalhoada da edição. Sobretudo nas cenas de trânsito, há uma insistência amadora em pulverizar recortes. Algumas inserções são absurdamente rápidas e outras claramente desnecessárias. Associo a isso, em alguns momentos, o uso de efeitos especiais que remetem a ensaios da década de 90.
A impressão é a de assistir uma obra com super financiamento. Opções mal dimensionadas associadas a um roteiro desbalanceado, comprometem o resultado final.
Nem Vale Ver !
Deixe seu Comentário: