Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'A Última Loucura de Claire Darling' | 2019

NOTA 7.5

Por Rogério Machado 


As visões de um passado estão retornando à vida de Claire Darling. Seus fantasmas perambulam pelo casarão onde ela hoje vive só com suas memórias de uma longa data, mas que para ela soa muito recente. Seus devaneios se misturam com seu dia de maneira tão natural que fica difícil saber se o que estamos vendo é sonho ou realidade. Para além de uma protagonista como Catherine Deveune, está o talento para depurar com sensibilidade a história dessa personagem  principal, e fica claro que a cineasta Julie Bertuccelli cumpre sua tarefa de condução com maestria. 


A trama aparentemente apresenta o primeiro e o último dia de verão na vida de Claire (Deneuve), ou é isso que ela pensa. A excêntrica Claire espalha todos os seus pertences no gramado, desde o pêndulo remanescente da história da França até uma infinidade de lâmpadas Tiffany. Enquanto uma horda de curiosos e vizinhos retira essas antiguidades por alguns centavos, cada objeto ecoa a vida trágica e extravagante dessa mulher que está tentando dar um jeito de apagar seu passado. 

Existe uma razão para essa inusitada ação, mas ela se priva de exprimir o que realmente acontece em seus sonhos e em seu interior. O sentimentos transmitidos ao espectador são controversos e o roteiro vai aos poucos introduzindo personagens , como sua filha Marie (Chiara Mastroianni), e pistas de um passado de dor e culpa. À medida que o passado é apresentado, tudo se abre e é aí que o ontem e o hoje se conectam e justificam o descarte de objetos e lembranças de uma vida inteira. Claire tenta em vão se livrar de objetos como se fossem sensações desagradáveis. 

Em meio a esse caos familiar que é apresentado em pequenas doses na tela, está a vida de uma mulher em luto, que não conseguiu superar períodos cinzentos no decorrer da vida e viu na solidão a oportunidade para dar lugar aos demônios que sempre estiveram por perto. Numa dobradinha com a filha Chiara, Deneuve mais uma vez domina , desenvolve com competência as diversas camadas dessa personagem e encontra na direção de Bertuccelli um perfeito equilíbrio entre o drama e o mistério. O desfecho escatológico não só promove um 'grand finale' como fomenta ainda mais nossa curiosidade sobre a vida dessa mulher.  'A Última Loucura de Claire Darling'  está em cartaz nos cinemas. 


Vale Ver !


Nenhum comentário