Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Depois do Casamento' | 2019

NOTA 7.5

Por Rafael Yonamine @cinemacrica 


É natural levantar visões preconceituosas quando o assunto é remake. Ainda mais quando se valoriza o cinema independente e o cover é uma produção norte-americana. Entretanto, “Depois do Casamento(2019)”, apesar de percorrer exatamente essas premissas, consegue se posicionar com propriedade. A obra original de Susanne Bier encontra um interessante paralelo nas mãos de Bart Freundlich. A ocidental Isabel, responsável por um orfanato na Índia, recebe uma oportuna oferta de doação já que a instituição que está a frente passa por dificuldades financeiras. O ato generoso vem de uma bem-sucedida empresária nova iorquina, que a convida para os EUA a fim de acertarem os detalhes contratuais. A partir desse encontro, fatos do passado envolvendo as duas personagens e a família de Theresa, a benfeitora, rasgam a camada altruísta que até então se armava serenamente.


Não nego que o filme possa esbarrar em exageros de descobertas e reviravoltas familiares, mas a generosidade em tolerar esse recurso é recompensada. A matéria-prima pré-moldada por Susanne Bier na versão original, como esperado, entrega um poderoso drama familiar. Aliás, a cineasta dinamarquesa já é referência no gênero. A euforia da benfeitoria é interrompida quando Isabel reconhece o marido de Theresa no casamento de sua filha Grace, há um mal estar imediato. Essa é uma isca sustentada por bons minutos de suspense posteriores. Daí em diante embarcamos numa locomotiva dramática que não poupa membros da família, todos são profundamente impactados pelas elucidações do passado.

É um filme fluido que distribui os golpes dramáticos com assertividade em toda a sua extensão. Competente em reter a atenção com a moeda da apreensão, emocionante em gerar empatia por uma família impactada por decisões indigestas. Não há como dissociar esse êxito das atuações magistrais da dupla  Michelle Williams (Isabel) e Julianne Moore (Theresa).  Filme coeso, fácil de ser assistido e que certamente vai entreter.


Vale Ver !




Nenhum comentário