Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Sócrates' | 2019

NOTA 7.5

Por Rafael Yonamine @cinemacrica


Uma Paulada. Forte e rápida. Em pouco mais de 70 minutos acompanhamos uma espécie de drama frenético. O jovem Sócrates vive, já nos primeiros segundos, a agonizante situação de animar a mãe numa situação de flerte com a morte. A sucessão de eventos não alivia a tensão inicial, o bombardeio de golpes distribui-se em esferas como a decepção amorosa, preconceito pela opção sexual, conflitos com o que sobrou da família e a dificuldade de manter o que é a base da pirâmide existencial: sobrevier.


Considerem que o tom inicial dita o ritmo do filme. Tão desesperador quanto perder a mãe, é não encontrar o mais tímido traço de amparo de qualquer natureza. O poder da angústia ganha volume pela não omissão do garoto em querer existir. Investe-se, mas o destino simplesmente não sorri. É uma busca incessante que não oferece o mais breve momento de descompressão. A desgraça se avoluma de forma rápida e em sucessivos episódios.

Além da estrutura narrativa dinâmica, o estilo de filmagem é coeso com a proposta. O toque autoral do diretor Alex Moratto se faz presente na câmera que flutua livremente próxima ao personagem. Moratto adiciona à obra aspectos de dinamicidade com alguns longos planos, principalmente àqueles em que acompanha Sócrates enquadrando apenas o que está acima dos seus ombros. Esses recursos, que poderiam ser conflitantes já que longos planos podem convidar a monotonia, funcionam e endereçam com assertividade o objetivo de pontuar que o garoto trava embates cotidianos com a pobreza material e moral.

O fluxo é tão intenso que, felizmente, não há espaço para a vitimização. Sem trilhas didáticas, sem sonoridades românticas. É ao som de ruídos urbanos que o sofrimento de Sócrates é retratado. A expressão do protagonista, muito bem interpretado por Christian Malheiros, estabelece a rigidez de alguém que, apesar das adversidades, anda para a frente. Nessa obra temos um lutador, não um coitado. 


Vale Ver !


Nenhum comentário