Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Em Guerra' | 2019

NOTA 7.0

Por Rafael Yonamine @cinemacrica


O tempero francês saboriza a queda de braço entre classe trabalhadora e detentores dos meios de produção. Após o anúncio do encerramento das atividades da planta francesa, uma empresa multinacional alemã é alvo do protesto dos cerca de 1100 funcionários que perderão os postos de trabalho. Agrava os ânimos o fato de a decisão não respeitar acordos prévios e a falta de engajamento da cúpula da empresa nas conversas com o sindicato. Nesse cenário, destaca-se a figura de Laurent, líder sindical e ponto central do conflito.


Não espere incursões profundas em dramas familiares paralelos. A proposta do diretor Stéphane Brizé é bastante clara, durante todo o tempo o investimento recai sobre a luta de classes. O foco permite a inclusão de uma variedade rica de aspectos que circundam a discussão: a desproporcionalidade do poder trabalhista e dos empregadores, limitação do poder público, moralidade capitalista, fragilidade legislativa. A insistência no tema transborda com efetividade o propósito de transmitir o desgaste que é estar em meio a um processo do tipo. São aproximadamente 120 minutos dedicados ao embate.

Se o foco é estreito, a menor variabilidade deve elevar os recursos restantes a níveis de excelência. Nesse sentido, considero que a qualidade dos textos deveria ser alvo de uma busca obsessiva pela diferenciação, tal qual a paixão em idealizar o tema sob apenas uma face do prisma. Apesar de satisfatórias, as interações entre os personagens são regidas por verbalizações guiadas mais pela paixão do que pela inteligência. Funciona para mobilizar, mas torna-se cansativa por ser extensa e desprovida da elegância que te fará desejar apreciar as trocas de palavras seguintes.

Mesmo não sendo ambicioso e claramente com recursos escassos, basta notar as externas com poucos figurantes (lembrando que estamos falando de 1100 desempregados), o longa discute com propriedade a luta de classes. Pelo tipo de abordagem, poderia se resolver em menos tempo.


Vale Ver !


Nenhum comentário