PiTacO do PapO - 'Uma Mulher em Guerra' | 2019
NOTA 9.0
Por Rogério Machado
A luta por um ideal chega a níveis inimagináveis nesse inventivo drama islandês que segue sem previsão de estreia no Brasil. 'Uma Mulher em Guerra', representante da Islândia a Melhor Filme Estrangeiro esse ano e destaque no Festival de Cannes do ano passado, introduz a força feminina em temas que parecem se repelir, mas que aqui ganham um conexão surpreendente: maternidade x política.
No longa Halldóra Geirharosdóttir é Halla, uma moradora dos planaltos islandeses que declara uma guerra solitária e obstinada contra a indústria local de alumínio que está ameaçando as terras. Ela está disposta a perder tudo, mas as coisas mudam de figura quando uma órfã ucraniana entra em sua vida.
Halla tem cerca de cinquenta anos, é solteirona, e estava na fila de adoção há muito tempo. A notícia que a princípio seria providencial, se apresenta conflitante naquele momento, uma vez que ela estava empenhada a lutar contra os efeitos gerados pela poluição naquele lugar. Seus métodos nada ortodoxos eram também impregnados de coragem e ousadia. Nada podia parar seus objetivos de boicotar o crescimento de indústrias que haveriam de mudar a biodiversidade do local. Para tanto, ela contaria com sua irmã gêmea Ása (também defendida por Halldóra Geirharosdóttir) que haveria de ser a tutora substituta da menina que estava por chegar.
O que faz de 'Woman at War' (título mundial) um ponto fora da curva é o frescor nos contornos de sua construção. A trilha sonora é praticamente um segundo personagem ao longo da trama - os músicos e as cantoras entoando canções nativas estão em meio a ação do longa, dando o tom e o ritmo de cada cena em que se fazem presentes. Em alguns momentos eles parecem ser a consciência da protagonista que vive em guerra contra o sistema e também consigo mesma.
A conexão entre seus objetivos que soam como conflitantes, acabam se tornando uníssonos na temática. A vontade de ser mãe e agir como protetora da mãe natureza é uma mensagem patente , que aqui ganha uma história forte e de expressiva criatividade.
Super Vale Ver !
Deixe seu Comentário: