Adsense Cabeçalho

Dica do Papo - 'Até a Eternidade' | 2010

Recentemente chegou aos cinemas o novo longa do renomado cineasta francês Guillaume Canet, 'Estaremos Sempre Juntos' . O filme que é uma continuação de 'Até a Eternidade' , lançado há quase dez anos e com o mesmo elenco, estelar por sinal. Canet, que também é ator e roteirista, atravessa com precisão cada personagem, dando razão de existir a cada um deles e fazendo-os funcionar no todo.  Tanto nesse primeiro, como em sua sequência, são os personagens e seus dramas individuais que fazem a mensagem funcionar já com poucos minutos de projeção. 


A história acompanha Max (Fançois Cluzet) , dono de um restaurante de sucesso. Ele e Véro (Valérie Bonneton) , sua esposa, todos os anos convidam um grupo de amigos para a sua bela casa de praia para comemorar o aniversário de Antoine (Laurent Laffite) e começar com as férias. Mas, este ano, antes de todos deixarem Paris, seu amigo Ludo (Jean Dujardin) é ferido em um grave acidente de moto, o que desencadeia uma série dramática de reações e respostas emocionais. Apesar desse evento traumático, eles decidem continuar a sua tradição de irem à praia juntos nas férias. Seus relacionamentos, convicções, sentimento de culpa e amizade são duramente testados. Eles são finalmente obrigados a revelar até as mentiras que vem contando uns aos outros.

Indiferença ou impotência diante do ocorrido? A semana na praia vai servir para desmascarar sentimentos e ver até onde vai a pretensa solidez dos laços que os unem. Conflitos diversos surgirão, ocasionados por sentimentos de culpa, ciúmes e segredos que precisam ser guardados ou talvez revelados. E, em meio a tudo isso, há momentos de descontração e humor pautando esse agradável filme sobre o tema amizade, tudo de maneira muito sutil num trabalhado elogiável de desenvolvimento do arco dramático. Inúmeras trivialidades dessas que permeiam nossas vidas são trabalhadas com tal habilidade que o real vira entretenimento e deleite ao longo da sessão. 

A trama em si nada apresenta de novo, mas são os personagens e seus dramas que são o centro de tudo. 'Até a Eternidade' é charmoso, engraçado, emocionante e possui um verdadeiro sentimento de comunidade em seu conjunto. Com um elenco excepcional, em que se destacam Cluzet ('A Quase Verdade') e Marion Cotillard ('Piaf - Um Hino ao Amor'), e uma trilha sonora recheada de clássicos norte-americanos, este filme trata do valor da amizade num plano diferente dos dias atuais, em que redes sociais mudaram o conceito do que é ser amigo de alguém. A amizade hoje é quantificável e também mais fácil de terminar, bastando deletar a pessoa de sua lista de contatos. Neste mundo em que cliques resolvem os dramas de nossas vidas, é um prazer ver este filme que se debruça sobre eles.

Sim, temos aqui 150 min de duração. Um filme longo se considerarmos os padrões do gênero. Mas acredite: 'Até a Eternidade' não é longo, mas dentro de seu tempo. Ao final, tem-se a sensação de que poderíamos acompanhar seus personagens por horas a fio.



Nenhum comentário