Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Babenco - Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou! | 2019

NOTA 10

Por Rogério Machado

Barbará Paz sempre faz questão de dizer quando se refere ao seu primeiro longa metragem e documentário: esse filme é sobre amor. A atriz e agora diretora viveu ao lado do cineasta Hector Babenco e o acompanhou até o fim da vida. Babenco veio a falecer de um câncer em 2016, mas já havia vencido a doença anteriormente: ainda com 38 anos, logo que terminaram as filmagens de 'O Beijo da Mulher Aranha' (ao qual foi indicado ao Oscar de Melhor Diretor em 1986) ele foi diagnosticado pela primeira vez. Com fama de imortal, o cineasta ainda trabalhou muito de lá pra cá. 'Brincando nos Campos do Senhor' (1990) e 'Carandiru' (2003) dão conta do quanto ele ainda fez pelo cinema mesmo estando doente. 


“Eu já vivi minha morte, agora só falta fazer um filme sobre ela”, disse o cineasta  a Bárbara Paz, ao perceber que não lhe restava muito tempo de vida. Bárbara então se incumbiu da missão e realizou o último desejo do companheiro: ser protagonista de sua própria morte. Nesta imersão amorosa na vida do cineasta, ele se desnuda, consciente, em situações íntimas e dolorosas. Revela medos e ansiedades, mas também memórias, reflexões e fabulações, num confronto entre vigor intelectual e fragilidade física que marcou sua vida.

Vencedor do prêmio da crítica em Veneza, 'Babenco - Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou!' é carregado de emoção que é  captada com maestria pelas lentes de Bárbara, que faz questão de afirmar que teve um bom professor durante o processo. Filmado todo em preto e branco com uma fotografia de altíssimo nível também assinada por Bárbara, o longa mescla cenas do cotidiano do cineasta durante as visitas ao médico e internações, assim como trechos de seus grandes filmes , entre eles 'Meu Amigo Hindu' (2015), que é um longa autobiográfico no qual Willem Dafoe, amigo pessoal do casal, vive o protagonista brilhantemente. 

O documentário não só eterniza a figura de um dos maiores profissionais de cinema no país como expõe a fragilidade do ser humano. Babenco fez do seu cinema um remédio para sobreviver. É o primeiro trabalho de Bárbara como diretora e o último de Babenco. 'Babenco - Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou!' é sobre filmar e se deixar filmar para não morrer jamais. 


Super Vale Ver !







Nenhum comentário