Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Atlantique' | 2019

NOTA 8.5

Por Rogério Machado


Porque não subverter gêneros?  
Porque não sair  do comum e ousar? Porque não?  

À primeira vista, 'Atlantique' , filme senegalês que está entre os dez pré indicados ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2020, se apresenta como um desses corriqueiros romances proibidos, onde a noiva prometida ao seu noivo, ama outro e se nega a consumar o casamento. É claro que esse mote não precisa ser ruim só porque é recorrente, mas no filme da cineasta Mati Diop, em seu trabalho de estreia como diretora e roteirista solo, podemos perceber que não há somente uma trama que envolve mas que é inteligente na mesma proporção. 


Na história conheceremos Ada (Mama Sané) , uma menina de 17 anos apaixonada por Souleimane (Traore) , um jovem pedreiro que está trabalhando na construção de um prédio futurista à beira mar no subúrbio de Dakar, no Senegal.  Porém,  existe um grande conflito entre os trabalhadores e o construtor:  eles não recebem há meses, o que faz com que eles partam para uma pesca em alto mar para manterem  a sobrevivência. Ada também carrega um grande conflito:  ela foi prometida em casamento  para outro homem, Omar (Babakar Sylla). Certa noite, quando os trabalhadores desaparecem no mar, seus espíritos retornam possuindo o corpo de suas namoradas para buscar justiça.

Mati Diop, a primeira cineasta negra à ter um filme apresentado em Cannes, conduz um cinema de gênero primoroso, que une fantasia , suspense e a grande sacada: promover o debate da justiça social, se apoiando em lendas africanas de espíritos que retornam para ter seus direitos resguardados, no caso, a grande quantia de todos os operários lesados durante meses de trabalho árduo.

'Atlantique' é original e criativo, tem uma ambientação interessante, que ao ser abraçada por uma trilha sonora envolvente e de ar misterioso, complementam nossa experiência.  O longa de Diop é uma jornada de amor e vingança contada com muita elegância e ousadia. Ousadia aqui representa o desprendimento de convenções e lógicas - fazer pensar usando meios não convencionais é um dos muitos méritos desse ótimo exemplar de cinema fora do eixo. 


Vale Ver !


Nenhum comentário