Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'A Despedida' | 2019

NOTA 9.0

Celebrando a vida

Por Karina Massud @cinemassud

A única certeza que temos na vida é a morte. Ela chega para todos e não é fácil aceitá-la seja em que circunstâncias forem.

Billi é uma garota chinesa que vive nos EUA desde criança onde sonha em ser escritora. Em meio aos perrengues da falta de dinheiro e moradia, ela descobre que sua querida avó, Nai Nai, está com um câncer avançado e tem poucos meses de vida. Uma avó que é o esteio moral e emocional de toda a família, que decide não contar a ela sobre a doença e inventa um casamento às pressas para que todos se reúnam na China como forma de despedida. Uma despedida que Nai Nai nem desconfia, uma trama “baseada em uma mentira verdadeira” (e linda, eu acrescentaria).


O longa é uma co-produção Estados Unidos/China dirigida e escrita por Lulu Wang, que conta no filme a história de sua própria família sob o ponto de vista de Billi. O choque de culturas e emoções coexistem na garota: ela age como americana que não consegue esconder seus sentimentos embora como chinesa devesse reprimi-los. Apesar de produção americana, o elenco todo é oriental e o texto é falado quase todo em mandarim, seguindo essa maravilhosa tendência (já disse em outro texto e repito aqui), que teve “Podres de Ricos” (2018) como pontapé inicial.

Ao contrário do que acontece em muitos filmes sobre reencontros familiares, aqui não há contas a serem ajustadas ou mágoas passadas. "A Despedida" é leve, apesar do tema “morte” ser a espinha da trama, as diferenças culturais são muito bem pontuadas e mostram que a forma dos orientais encararem o fim é mais natural e menos  mórbida comparada à forma como nós ocidentais o tratamos. Esse adeus a Nai Nai é cheio de vida, alegria e risadas, celebrando os laços familiares que se tornam mais fortes frente ao fim de uma (bela) jornada. A atmosfera contribui para isso: fotografia clara e com cores por todos os lados, principalmente nos banquetes de pratos chineses onde a família se reúne em diálogos sensíveis e muito realistas. O filme é também uma gostosa imersão na cultura chinesa através de costumes, ritos, culinária e arquitetura.

“A Despedida” foi aclamado no Festival de Sundance 2019 e é dono de várias indicações na temporada de prêmios que começa agora em janeiro com o Globo de Ouro. Um filme delicioso e reconfortante, é como se nos abraçasse e dissesse: “Vai ficar tudo bem.”


Super Vale Ver !


Nenhum comentário