PiTacO do PapO - 'A Despedida' | 2019
NOTA 9.0
Celebrando a vida
Por Karina Massud @cinemassud
A única certeza que temos na vida é a morte. Ela chega para todos e não é fácil aceitá-la seja em que circunstâncias forem.
Billi é uma garota chinesa que vive nos EUA desde criança onde sonha em ser escritora. Em meio aos perrengues da falta de dinheiro e moradia, ela descobre que sua querida avó, Nai Nai, está com um câncer avançado e tem poucos meses de vida. Uma avó que é o esteio moral e emocional de toda a famÃlia, que decide não contar a ela sobre a doença e inventa um casamento à s pressas para que todos se reúnam na China como forma de despedida. Uma despedida que Nai Nai nem desconfia, uma trama “baseada em uma mentira verdadeira” (e linda, eu acrescentaria).
O longa é uma co-produção Estados Unidos/China dirigida e escrita por Lulu Wang, que conta no filme a história de sua própria famÃlia sob o ponto de vista de Billi. O choque de culturas e emoções coexistem na garota: ela age como americana que não consegue esconder seus sentimentos embora como chinesa devesse reprimi-los. Apesar de produção americana, o elenco todo é oriental e o texto é falado quase todo em mandarim, seguindo essa maravilhosa tendência (já disse em outro texto e repito aqui), que teve “Podres de Ricos” (2018) como pontapé inicial.
Ao contrário do que acontece em muitos filmes sobre reencontros familiares, aqui não há contas a serem ajustadas ou mágoas passadas. "A Despedida" é leve, apesar do tema “morte” ser a espinha da trama, as diferenças culturais são muito bem pontuadas e mostram que a forma dos orientais encararem o fim é mais natural e menos mórbida comparada à forma como nós ocidentais o tratamos. Esse adeus a Nai Nai é cheio de vida, alegria e risadas, celebrando os laços familiares que se tornam mais fortes frente ao fim de uma (bela) jornada. A atmosfera contribui para isso: fotografia clara e com cores por todos os lados, principalmente nos banquetes de pratos chineses onde a famÃlia se reúne em diálogos sensÃveis e muito realistas. O filme é também uma gostosa imersão na cultura chinesa através de costumes, ritos, culinária e arquitetura.
“A Despedida” foi aclamado no Festival de Sundance 2019 e é dono de várias indicações na temporada de prêmios que começa agora em janeiro com o Globo de Ouro. Um filme delicioso e reconfortante, é como se nos abraçasse e dissesse: “Vai ficar tudo bem.”
Super Vale Ver !
Deixe seu Comentário: