Eddie Redmayne e Felicity Jones desbravam as alturas no adorável “The Aeronauts” | 2020
NOTA 8.0
Quando o céu não é o limite
Por Karina Massud @cinemassud
“Voar, voar...subir, subir...” Chegar até o céu e as estrelas sempre foi um sonho perseguido pela humanidade, uma meta fascinante mesmo hoje depois de tantos vôos espaciais e missões a outros planetas. Assim como prever as condições climáticas, algo que parecia magia ou coisa de maluco no século 19, e não uma ideia inovadora que hoje é fundamental pois o tempo influencia a agricultura, aviação e tantas outras áreas .
“The Aeronauts”, longa da Amazon Prime Video inspirado em fatos, traz uma história inspiradora de dois sonhadores do ar. Em 1862 o cientista James Glaisher (Eddie Redmayne, meio sem graça mas cumprindo o que o papel demanda) começa a desenvolver a ciência da meteorologia e por isso foi motivo de chacota e descrédito dos próprios colegas da Sociedade Real de Cientistas, “somos cientistas e não adivinhos!”. Mas o principal obstáculo era subir aos céus para analisar e colher dados. Ele então convence a piloto de balão Amelia Wren (Felicity Jones maravilhosa, o filme é dela) a levá-lo às alturas onde ninguém jamais havia ido, rumo ao desconhecido sem proteção ou equipamentos apropriados, apenas coragem e muita determinação. Um mulher à frente do seu tempo que ousou fazer o que amava sem medo do preconceito, e um homem que acreditou em seus sonhos e estudos. Não, não rola um clima entre eles, a paixão de ambos é pela expedição e pelas descobertas científicas.
O filme é visualmente lindo, a imagem do balão solitário no céu azul em meio a borboletas e flocos de neve é uma das imagens mais belas que vi esse ano, a sensação é de uma paz indescritível. Falando em beleza, vale destacar a cenografia e figurinos da era vitoriana cheios de detalhes, cartolas masculinas e vestidos com rendas, saiotes e armação. Os efeitos visuais são de tirar o fôlego, boa parte da trama se passa nas alturas em meio à intempéries diversas, chuva, sol, nuvens de todos os tipos e neve (pois a temperatura é baixíssima lá em cima!).
O diretor Tom Harper (do ótimo “ As Loucuras de Rose” e da primeira temporada da série maravilhosa “Peaky Blinders”) imprimiu no longa um clima de total imersão. É pra se jogar de cabeça nessa aventura incrível: nos sentimos dentro da cesta do balão voando entre nuvens densas a uma altura imensa, jogamos os sacos de areia e quase morremos de hipotermia junto dos protagonistas... chega a ser aflitivo.
“The Aeronauts” é delicioso de assistir, uma história de visionários ousados (como todos o são) e corajosos ao extremo a quem a Ciência deve muito.
Vale Ver !
Deixe seu Comentário: