Adsense Cabeçalho

"O Melhor Está Por Vir" permite rir e se emocionar genuinamente |2020

NOTA 7.5

Por Rafael Yonamine @cinemacrica

Mesmo na imensa variabilidade cultural, é possível dizer que a capacidade mobilizadora do luto iminente é um agente igualmente forte em diferentes contextos. O mesmo se repete com os amigos Arthur e César, cidadãos franceses maduros e sondados pelo universal temor da morte. Após um acidente doméstico, o atabalhoado César vai ao hospital realizar exames. Contudo, a falta de recursos faz com que seu amigo Arthur lhe empreste sua carteira do plano de saúde. A troca resulta no comunicado do diagnóstico ao paciente errado: ao invés de César, é Arthur que recebe a notícia de que está com câncer e apenas mais 6 meses de vida.


O teor cômico do longa aplicado à temática trágica tem méritos, mas a concessão ao absurdo demanda imensa generosidade da audiência. Mesmo após receber uma notícia gravíssima, Arthur tenta, mas após sucessivos episódios onde a adversidade contextual é exagerada, acaba não conseguindo contar a verdade para o amigo de velha data. Se conseguir lidar com essa inverossimilhança, essa é uma comédia dramática que apesar de não ser genial consegue entreter.

A porção dedicada ao humor é farta em tentativas de episódios. Muitos são burocráticos, mas alguns se destacam e são de fato engraçados. Um exemplo são as primeiras investidas inocentes, do de fato enfermo César, em buscar ajuda para o colega Arthur. O doente desavisado e judeu vai a uma igreja católica buscar orientações sobre qual seria a melhor conduta religiosa para curar o amigo cristão, inclusive para qual deus deveria dirigir as orações. Após ouvir do padre que o que importa é a sinceridade da oração, César observa que sua preocupação é a de "não querer achar que Deus o considere do tipo que aposta no preto e vermelho ao mesmo tempo". Também é possível reconhecer valor no poder do elo fraternal entre os protagonistas, credito a isso em grande parte à competente atuação de Fabrice Luchini no papel de Arthur.

É fato que a dificuldade ou a incapacidade de contar a dura verdade da morte próxima poderia ter sido feita de forma mais inteligente. Mas, relevando isso, é possível rir e se emocionar.


Vale Ver !


Nenhum comentário