Sobrevivendo (ou não!) ao caos mundial em 'O Declínio', novo filme Netflix | 2020
NOTA 8.0
Por Karina Massud @cinemassud
Uma pessoa chocada olhando para um lençol branco empapado de sangue... Corta! Vemos uma família fugindo com kits de sobrevivência às pressas de casa, não se sabe por qual motivo. É a família de Antoine, uma dentre tantas no mundo que estocam comida e constroem abrigos para uma possível catástrofe iminente.
Depois do excepcional (soco no estômago) “O Poço”, contemplamos o longa canadense “O Declínio”, que igualmente traz uma trama num mundo à beira do colapso, não se sabe se devido à crise dos refugiados ( tema também presente na sensacional e também profética série da HBO “Years and Years”), a uma guerra ou mesmo a um vírus devastando com o planeta.
Antoine parte para um acampamento onde um senhor que lá vive recluso dá treinamento militar de sobrevivência: corridas na madrugada, aulas de tiro, emboscadas, trilhas.... Uma reviravolta então acontece e um thriller psicológico de arrancar os cabelos começa – muitos tiroteios, armadilhas, explosões, um lago congelado e também tomadas aéreas das paisagens nevadas, que de tão lindas até dão fôlego para continuarmos com a perseguição louca. O que era uma luta simulada pela vida se torna uma luta real – afinal de contas “o inferno são os outros”. Um drama violento que expõe os maiores medos do ser humano e os monstros que podem vir à tona em situações extremas, paranoia e histeria dão o tom.
É impressionante como as últimas produções dramáticas da Netflix, embora filmadas em 2019, têm se encaixado e espelhado perfeitamente na crise que vivemos, no clima de “salve-se quem puder” e de total insegurança em relação ao futuro que paira sobre o planeta.
O instinto de sobrevivência é o mais primitivo e comum a todos. O medo da fome, do desemprego, da doença, de sofrer e de morrer tomou uma dimensão antes nunca vista. As ruas vazias, pessoas desnorteadas, preocupadas com o dia de amanhã e isoladas em suas casas não são mais imagens de filmes ou séries apocalípticos – são um fato depois da pandemia do coronavírus. O futuro distópico está aqui e por isso filmes como “O Declínio” têm tido um impacto maior no público, feito tanto sucesso e gerado tantas reflexões. E nós, será que estamos preparados para esse amanhã?
Vale Ver !
Deixe seu Comentário: