Adsense Cabeçalho

'Até Logo, Meu Filho' : um drama poderoso e imperdível | 2019

NOTA 10

Por Rogério Machado


A China é um país que sofreu muito com a transformações sócio-políticas. Não raras vezes temos a oportunidade de perceber isso em muitas das produções daquele país. É recorrente, em diversos gêneros, a abordagem das consequências dessas mudanças, sejam elas apenas um pano de fundo ou interferindo diretamente na vida dos personagens. No elogiado 'Até Logo, Meu Filho', do cineasta Wang Xiaoshuai, uma coisa não funciona sem a outra, o contexto histórico acaba se entrelaçando na vida dos personagens principais e secundários.


A trama acompanha a vida de duas famílias ao longo de 30 anos, tendo como plano de fundo as mudanças político-sociais da China durante esse tempo. Após a morte trágica do filho de um desses casais, Yaojun (Wang Jingchun) e Liyun (Mei Yong), os caminhos se separam, mas voltam a convergir posteriormente. Apesar de já muito distantes e transformados pela história do país, ambas as famílias buscam por verdade e reconciliação quando se reencontram após muitos anos. 

Desde seu lançamento mundial no fim do ano passado, o longa tem sido chamado de  'Boyhood' da China, e muito embora eu não concorde totalmente com isso, acredito que ele tenha um peso parecido com o filme de Richard Linklater, afinal de contas estamos atravessando a história de uma família ao longo de três décadas. Os raros momentos de alegria, as idas e vindas, morte e vida, enfim... todos os sabores e dissabores durante o avançar dos anos são pontuados com a habitual precisão oriental. No entanto, a estrutura do filme de Wang Xiaoshuai pede uma maior atenção do espectador. Os episódios são mostrados de maneira não linear, toda atenção será necessária para um mergulho profundo na trama, que , apesar das três horas de duração, não se torna uma tarefa difícil dada a boa cadência da produção. Não há como não ficar esperando pelo que vem a seguir e ligar os pontos, montar o quebra cabeça que é colocado à nossa frente. 

Vale ressaltar que o elenco é também o grande responsável pelo nosso envolvimento tão profundo com a trama. Principalmente pelo casal protagonista que acaba carregando todo o peso do drama, Wang Jingchun e Yong Mei nos transportam para dentro daquela história, 
que é impossível não se envolver. Tamanha desenvoltura deu a eles um dos prêmios de atuação mais representativos na China, o Golden Rooster Award.

'Até Logo, Meu Filho', que infelizmente não deve passar pelo nosso circuito, nos diz a respeito de despedidas, de perdão, sobre deixar o  tempo passar e ao longo dele se reinventar e criar novas perspectivas... novos caminhos. Como o próprio título (original e na versão em português) deixa bem claro, 'até logo' não quer dizer 'adeus'. Temos aqui mais um lindo representante do cinema oriental.  Imperdível. 


Super Vale Ver !


Nenhum comentário