Adsense Cabeçalho

'Destacamento Blood' estende a conscientização do racismo para o campo militar | 2020

NOTA 7.5

Por Rafael Yonamine @cinemacrica


Planejamento ambicioso não implica em execução irretocável. Mesmo tateando terrenos novos, Spike Lee não se descola com nitidez de um conjunto modesto. O olhar incisivo para o racismo nichado num ponto temporal ou delimitado por perímetros sociais ganha espaço no tempo e se desloca dos Estados Unidos para o Vietnã. Um grupo de ex-combatentes negros se reencontram para voltar e encerrar capítulos irresolutos da guerra onde foram também parceiros de batalha. Entre motivações que vão do alívio psicológico à ganância material, a nova missão revitalizará o atrito entre as nações e testará a fraternidade, lastreada no orgulho negro, quando contraposta a estímulos materiais.


O exercício da flexibilização de gêneros é executado com êxito. Spike Lee comprova sua versatilidade ao mostrar desenvoltura em conduzir habilmente as lentes não só nas periferias de Nova Iorque como também no calor de uma guerra em que o enfrentamento é essencialmente humano. Apesar da competência, é preciso dizer que o registro da estética militar não vai além de sequências agradáveis. Esse fato não chega a ser comprometedor, já que o objetivo central é a denúncia da segregação racial mais uma vez manifestada sob a bandeira norte-americana. Dessa vez, a assimetria de tratamento reside no menor valor dado aos negros, seja na proporção do efetivo militar, seja na preferência da seleção para missões militares de maior risco.

Fazendo um paralelo com o penúltimo filme de Lee, "Infiltrado na Klan" (2018), ou até mesmo clássicos como "Faça a Coisa Certa" (1989), o novo longa apresenta uma dissociação mais pronunciada entre objeto de denúncia e narrativa ficcional. As obras anteriores também buscavam a sensibilização para a temática do racismo, mas traziam consigo um roteiro de corpo mais volumoso ao inserir argumentos de denúncia no seu desenvolvimento. Tese e prática apresentavam uma associação íntima e fluida. "Destacamento Blood" não deixa dúvidas sobre a tese em questão, mas o apelo ao entretenimento baseado em questões paralelas como os desentendimentos entre amigos ou as "novas aventuras" protagonizadas no Vietnã presente não reforçam a proposição central. Pior que isso, não recursos diferenciadores.


Vale Ver !





Nenhum comentário