Adsense Cabeçalho

'A Vida Extraordinária de David Copperfield' é uma teatral adaptação do romance de Charles Dickens | 2020

NOTA 7.0

Por Eduardo Machado @históriadecinema 


Essa é a oitava adaptação cinematográfica do romance favorito do escritor Charles Dickens, o que nos leva a imaginar as razões pelas quais teriam o diretor Armando Iannucci e elenco estelar se interessado por encabeçar mais esse projeto. A resposta, provavelmente, está na enorme liberdade com que Iannucci e o co-roteirista Simon Blackwell conduziram o longa-metragem, teatralizando as cenas como se tudo fosse uma enorme brincadeira.


O filme se inicia com David Copperfield (Dev Patel) já adulto, discursando em um teatro lotado, mas logo viaja para o nascimento e infância do rapaz, contando toda a sua trajetória até se tornar um escritor de sucesso. Com montagem peculiar, que se utiliza de elementos do próprio cenário, como cortinas e espelhos, para fazer cortes, o diretor impõe um ritmo bastante ágil à trama.

Mas não tem o filme qualquer compromisso com a realidade, sendo certo que a aproximação com o fantástico rende mais do que um flerte. Não há qualquer intenção de documentar uma época, no caso, o século XIX na Inglaterra, muito pelo contrário. A ideia é se deslocar ao máximo do que é real e explorar, sem medo, o lúdico.

Neste ponto, a escolha do elenco é interessante, pois não enxerga cor de pele. No universo pensado por Iannucci, um casal de brancos pode, perfeitamente, gerar um filho indiano, no mesmo passo que uma mulher negra pode ser mãe de um filho branco. Além disso, o elenco não desafina no talento, sobretudo o trio Dev Patel, Hugh Laurie e Peter Capaldi, que aliam entrosamento a um bom timing de comédia.

Toda essa preocupação com o entorno, no entanto, é distração que faz com que o filme seja menos emocionante do que poderia. Desse modo, “The Personal History of David Copperfield” (no original), qualifica-se como uma boa comédia, um filme leve para passar o tempo, não mais do que isso. Quem tinha expectativa de uma adaptação inesquecível da obra de Charles Dickens terá que esperar uma nova tentativa. 


Vale Ver !


Nenhum comentário