'Ligue Djá : O Lendário Walter Mercado' conta a trajetória de uma alma livre e esfuziante, e porque sumiu no auge da fama | 2020
NOTA 8.5
Por Karina Massud @cinemassud
Astrologia é uma ciência que existe há milênios e sempre fascinou muita gente, no entanto gurus e celebridades esotéricas são um fenômeno relativamente recente, que depois da invenção das redes sociais bombaram e se tornaram pop stars venerados por milhões de seguidores. No final dos anos 90 e começo dos anos 2000 Walter Mercado, um astrólogo pioneiro, estourou e se tornou um ícone pop através dos seus programas de TV e ligações telefônicas de previsão do futuro que viraram febre em vários países, Porto Rico , EUA e no Brasil onde ficou conhecido como “Ligue Djá”.
O documentário da Netflix “Ligue Djá : O Lendário Walter Mercado”, desvenda essa figura enigmática e peculiar, suas origens como ator em Porto Rico, o sucesso estrondoso e o motivo do sumiço no auge da fama. As etapas de sua vida são divididas como as cartas do tarô: a Roda da Fortuna, a Torre, O Eremita, etc. A narrativa é bem dinâmica e as entrevistas de Walter são carismáticas assim como eram seus programas, que apesar de extremamente cafonas tinham um magnetismo inexplicável.
O verdadeiro e incontestável dom de Walter era o da comunicação, ele encantava o público com suas roupas exóticas que poderiam facilmente ser destaques em uma escola de samba, seu cabelo armado, rosto andrógino e muito brilho, sempre irradiando mensagens de amor e esperança. A atração não se firmava só pelo otimismo mas principalmente pelo sincretismo religioso que não era tão comum quanto é hoje. Deus é um só, não importa o nome que sua crença dê pra ele ou o foco de sua espiritualidade.
O documentário é leve como o biografado e não julga se existia charlatanismo em seu trabalho. Astrólogo, vidente ou mago, seja qual for o rótulo, ele encorajava e fazia as pessoas acreditarem em si próprias, por isso hoje poderíamos chamá-lo de guru de auto-ajuda ou palestrante motivacional, mais do que propriamente um esotérico.
Autêntico e único, Walter Mercado acreditava no que pregava e por isso nem os golpes que levou o abalaram, a luz que emanava ainda hoje brilha na mídia. A lei do retorno é infalível : ele deu muito amor e foi o que recebeu de volta do universo, seu final foi grandioso e à altura da vida que levou. Corra para colocar na sua lista da Netflix Djá!!!
Vale Ver !
Deixe seu Comentário: