Adsense Cabeçalho

Dica do Papo: 'A Origem' | 2010

Por Eduardo Machado @históriadecinema


Christopher Nolan é um fenômeno. Muita gente não entende como o homem foi capaz de, na última década, se tornar tão popular. Entretanto, basta revisitar “A Origem” (2010) para encontrar os vários motivos que tornam o diretor especial, como a sua criatividade e a facilidade com que consegue trafegar pelos temas mais complexos sem parecer presunçoso.


No que se refere ao longa de 2010, há de se reconhecer a coragem e ambição de Nolan, quando consegue levar os sempre populares filmes de assaltos a um outro patamar, encenando, com o perdão do trocadilho, o roubo dos sonhos. Mas não simplesmente um roubo, pois Dom Cobb (Leonardo DiCaprio) é o líder de uma equipe de cientistas-mercenários que adentra nos sonhos de um grande empresário e precisa implantar nele uma ideia.

Com um ritmo acelerado desde o início, Nolan consegue prender a atenção do espectador o tempo inteiro durante as 2h e 28min do filme. Ao mesmo tempo que não subestima a inteligência do seu público, Nolan também não dificulta demais as coisas para quem está assistindo, entregando um roteiro sem buracos, que explica cada passo e espalha as pistas pelo caminho.

O que Nolan criou, portanto, foi mais do que um grande filme, mas um daqueles que podem melhorar a cada vez que revisto. Não é à toa, portanto, que “A Origem” ainda está entre os filmes mais procurados nos serviços de streaming mesmo depois de quase 10 anos de lançamento. Nolan não tem cartaz por qualquer coisa. 

'A Origem' está disponível na Netflix e no Looke. 



Nenhum comentário