Crítica 2: 'Palm Springs' é uma grata surpresa num filão exaustivamente explorado no cinema | 2020
NOTA 9.0
Por Rogério Machado
O conceito usado em 'Palm Springs' , filme produzido pelo canal Hulu, já foi revisitado em outras ocasiões no cinema. Viver o mesmo dia todos os dias é usualmente uma receita que, se não gera bons frutos, ao menos repercute significativamente. Dos melhores exemplos, não dá pra esquecer o ótimo 'Feitiço do Tempo' (1993) e alguns anos mais tarde, 'Como de Fosse a Primeira Vez' (2004), ambos com ramificações próprias em subgêneros distintos, mas ainda sim passeando na teoria do looping. 'Palm Springs', se destaca pois explora com absurda criatividade uma narrativa que nos é familiar.
A trama acompanha Nyles (Andy Samberg) e Sarah (Cristin Milioti). Os dois se conhecem durante o casamento da irmã de Sarah, em Palm Springs; porém, quando decidem ter um tempo juntos, são atacados de maneira surreal. Ao acordar, Sarah descobre que está revivendo o mesmo dia, ao entrar em um looping. Quando ela percebe que está na mesma situação que Nyles, os dois decidem aproveitar o mesmo dia repetidamente, só que de maneiras diferentes. Isso fará com que eles repensem a vida que levam, assim como fazem que isso reverbere em todos que estão à sua volta.
'Palm Springs', que surpreendeu no Festival de Sundance quando foi exibido em janeiro, tem a seu favor o texto ácido e bem humorado. Muito ágil e com reviravoltas que culminam nas mudanças de atitude de seus protagonistas, a construção é envolvente: além dos traços cômicos que lembram comédias de situação, mais leves, se alternam fazendo menção ao humor negro, vertente não muito explorada hoje no cinema, mas que aqui entra como a cereja do bolo no primeiro longa de ficção do cineasta Max Barbakow.
É louvável ver esse mix de gêneros (com lugar até pra comédia romântica) tão bem administrado no roteiro de Andy Siara, que além de acertar no alvo do entretenimento, ainda deixa espaço para boas reflexões: se reinventar nas novas chances que temos e mudar o curso da vida; ou quem sabe fazer da rotina nossa maior aliada, sem deixar que ela nos vença. São múltiplas interpretações a serem vislumbradas.
'Palm Springs' é mais uma produção vítima da pandemia, que não chegou aos cinemas e foi direto pro streaming. Além de Samberg e Milioti, o ótimo J.K. Simmons, Camila Mendes, Tyler Hoechlin, Peter Gallagher, Meredith Hagner e Chris Pang completam o elenco.
Super Vale Ver
'Palm Springs' é mais uma produção vítima da pandemia, que não chegou aos cinemas e foi direto pro streaming. Além de Samberg e Milioti, o ótimo J.K. Simmons, Camila Mendes, Tyler Hoechlin, Peter Gallagher, Meredith Hagner e Chris Pang completam o elenco.
Super Vale Ver
Deixe seu Comentário: