Adsense Cabeçalho

George MacKay, de '1917', brilha em 'A Verdadeira História de Ned Kelly' | 2020

NOTA 9.0

Por Rogério Machado

O lendário fora da lei Edward 'Ned' Kelly já foi material para meia dúzia de produções para o cinema e produtos literários. Toda as peculiaridades que envolvem sua família, além da inteligência e habilidade com que enfrentava seus oponentes é certamente um prato cheio para projetos que abordam sua insurgência no mundo do crime. 'A Verdadeira História de Ned Kelly', que tem a direção de Justin Kurzel ('Macbeth: Ambição e Guerra' - 2015), que esteve presente na programação da Mostra SP e ainda segue sem previsão de estreia oficial por aqui, consegue o ousado feito de ser grandioso e intimista (ao mesmo tempo) ao apresentar a história desse homem. 


Baseado no livro de Peter Carey, o filme conta a história do fora da lei australiano Ned Kelly (George MacKay). Criado em uma família irlandesa e rebelde, que já enfrentava a polícia local, ele conhece Harry Power (Russel Crowe), um guarda florestal com pouca consideração pela autoridade colonial, no território selvagem onde trabalha. Sob influência de Power, Kelly se lança em uma delicada vida de crime. Com o tempo, ele forma uma gangue, que passa a ser exaltada por colonos australianos.

Assim como vemos no filme, a história real parece sinalizar que a mãe de Ned, Ellen, (aqui vivida por Essie Davis) tem grande influência sobre as ações de seu rebento. Ellen o desafia a ser homem e cumprir o legado de seu pai, que também foi um fora da lei, degredado da Irlanda por roubar dois porcos. A motivação era impulsionada, não raras vezes, contra autoridades locais, que abusavam de suas posições e se aproveitavam da matriarca sexualmente para conseguir viver em paz e manter o marido (e mais tarde os filhos) livre de possíveis acusações. 

Ned transparece ser avesso à violência, mas o tempo todo durante sua vida, mesmo quando ainda era apenas uma criança, foi levado à ela. Assim é a construção desse personagem vestido de maneira visceral por Mackay, que atrai todos os olhares para si. Mas o mérito da obra não se firma somente nas performances de um elenco tarimbado; a narrativa, ainda que novelesca como em quase todo faroeste, (seja bom ou ruim), aposta em uma estética autoral e inovadora que se funde à uma fotografia exuberante, que lança mão de longos planos abertos, principalmente quando da narração em off do personagem protagonista. 

Inevitavelmente a trama nos leva àquela batida interrogação: o homem é produto do meio? Para Ned Kelly, de certo que sim. Mais de uma vez a narração nos relembra de que ninguém pode fugir do seu destino. 'A Verdadeira História de Ned Kelly' ainda conta com outros grandes nomes como Nicholas Hoult ('Tolkien'), Thomasin McKenzie ('Jojo Rabbit'), Marlon Williams ('Nasce uma Estrela') e Charlie Hunnam ('Rei Arthur: A Lenda da Espada').

Na pele do papel título, MacKay constrói um personagem de nuances, mas com um lado humano que se sobrepõe à qualquer outra leitura que se faça sobre as ações de Ned Kelly, pelo menos na abordagem de Kurzel: retribuir as injustiças e inconsistências  do sistema com sangue nos olhos e nem sempre dado ao politicamente correto. 


Super Vale Ver !














Nenhum comentário