Adsense Cabeçalho

'Another Round', de Thomas Vinterberg, transita entre o drama e o humor num filme irretocável | 2020

NOTA 9.0 

Por Rogério Machado 

Já dizia Paracelso, um médico e físico suíço-alemão: 'A diferença entre o remédio e o veneno é a dose'... Essa citação se encaixa perfeitamente na ideia proposta por Thomas Vinterberg em seu novo filme, 'Another Round' (ou 'Druk'), título original do longa dinamarquês estrelado pelo seu ator de maior expressão naquele país, o internacional Mads Mikkelsen em sua segunda parceria com o cineasta. O primeiro é o denso 'A Caça' (2012), longa indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e que deu um prêmio de  Melhor Ator para Mikkelsen no Festival de Cannes. 


Na história Mikkelsen é Martin, um professor de história quarentão que acha que seus anos dourados já passaram. Sua mulher o evita, seus alunos o acham um porre e sua vida parece bastante estagnada. Durante um jantar com seus amigos – todos professores contemporâneos em situações similares – surge um debate acalorado acerca da teoria do psiquiatra Finn Skårderud de que os seres humanos possuem um déficit de 0,5% de teor alcoólico no sangue, que deveria ser compensado diariamente para uma vida mais plena. Achando que não têm nada a perder, eles decidem testar essa hipótese, o que desencadeia uma louca e tocante sequência de eventos.

Muito diferente da dobradinha anterior com Mikkelsen, o cineasta aposta no humor para tratar de um assunto sério: o alcoolismo. Contudo, percebe-se que a narrativa não se resume somente nessa questão social, a leitura sobre lidar com as mudanças pelas quais passamos com o avançar dos anos, assim como os que estão ao nosso redor lidam com essas mudanças certamente deve ser ponderada na abordagem, que também tem um pé  no drama. Os personagens, Martin e seus outros três amigos que encaram a empreitada, Tommy (Thomas Bo Larsen), Nikolaj (Magnus Milang) e Peter (Lars Ranthe), tem traços carregados de sombra, muito embora a trama tenha uma pegada  solar. O texto passa por  diálogos cortantes e emotivos até conversas e sequências com potencial cômico. 

É válido ressaltar que Skårderud existe, mas a teoria que serve de base ao filme é fruto da liberdade criativa dos realizadores. Mesmo se apoiando numa tese não verídica, 'Another Round', que foi o filme de encerramento da Mostra SPé um trabalho potente que aborda medos e fragilidades muito reais. É sobre  ter ciência de suas insuficiências e tentar dribra-las com um pouco de coragem motivada pelo toque etílico. Porque não? Afinal quem não bebe não vê o mundo girar.... a produção se apropria com grande criatividade dessa máxima com o talento de um elenco incrível. 


Super Vale Ver !



Nenhum comentário