Adsense Cabeçalho

'Fico Te Devendo uma Carta Sobre o Brasil' revela mais um triste episódio da ditadura militar no país | 2020

NOTA 10

Por Rogério Machado 

Tal como vimos em 'Democracia em Vertigem' (2019), da cineasta Petra Costa, o novo 'Fico Te Devendo uma Carta Sobre o Brasil', documentário sob a regência de Carol Benjamin, lança um olhar intimo e pessoal sobre a ditadura. Seu pai,  César Benjamin, foi preso pelo regime em 1971 e é a partir das memórias de sua avó, Iramaya Benjamin, que ela vai construir essa história que está sendo lançada simultaneamente nos cinemas e no streaming. 

O registro documental da cineasta em seu primeiro longa metragem, revela a história das três gerações de sua família, que foi atravessada pela ditadura militar que se instalou no Brasil entre 1964 e 1985. Seu avô era coronel do Exército. Seu pai, César Benjamin, foi preso ilegalmente aos 17 anos, em 1971, e permaneceu por três anos e meio em uma cela solitáriaalém de mais dois anos em prisão comum. Mas a prisão e tortura do filho mais novo transformou a dona de casa, Iramaya, avó da diretora, em uma militante incansável pela anistia internacional. Foram inúmeros movimentos e discursos inflamados em eventos contra a ditadura, onde o clamor pela liberdade dos presos políticos em uma anistia ampla, geral e irrestrita era constantemente levantado. 

Ao mergulhar em uma história pessoal e a entrelaçar com a história do país - entre passado e presente - o filme investiga a persistência do silêncio como ferramenta de apagamento da memória. Carol usa essa alegoria, que chama de 'caixa preta das memórias', afirmando o tempo inteiro pra si (e para o público), que pretende ser mais uma ferramenta para ajudar a manter a chama de uma história que precisa ser relembrada para que não se incorra novamente nos mesmos erros. 

Em tempos onde a ditadura é minimizada, e por muitos até exaltada, 'Fico te Devendo Uma Carta Sobre o Brasil', que está disponível no Globoplay e em cartaz em algumas salas do Brasil,  nos lembra porque o cinema e a arte existem.  A cineasta usa sua arte para ajudar a diminuir esse silêncio ensurdecedor.


Super Vale Ver !






Nenhum comentário