Adsense Cabeçalho

Dica do Papo : 'O Estranho Mundo de Jack' | 1993

Por Eduardo Machado  @históriadecinema

Faltam poucos dias para o Natal e sempre, nessa época, surge aquela avalanche de filmes temáticos. Confesso, no entanto, que os desse ano não me empolgaram tanto, por isso, aproveitando a chegada do Disney+ ao Brasil, apelo a “O Estranho Mundo de Jack” filme de 1993, que tem aquilo que é necessário para suprir (pelo menos a minha) carência de filmes natalinos.


O filme, oriundo de poema escrito por Tim Burton em 1982, é sobre um herói desajustado, Jack Skellington, o Rei de “Halloween Town”. Já cansado de sua rotina de ter que assustar as pessoas, inadvertidamente, ele acaba conhecendo “Christmas Town” e se encanta pelo lugar, vislumbrando a possibilidade de assumir o trabalho do Papai Noel.

Rodado 100% em stop motion, as filmagens duraram 3 anos, quadro por quadro, num trabalho de formiguinha que valeu à pena. Um filme puro, para a família toda, com uma história simples e direta, capaz de entreter os mais jovens sem entediá-los, na mesma medida em que agrada os mais velhos com um humor bastante hábil. Mesmo aqueles que, eventualmente, não sejam tão ligados ao clima natalino, dificilmente deixarão de ficar impactados com o mundo que Tim Burton e o diretor Henry Selick criaram.

Nesse passo, “O Estranho Mundo de Jack” tem um pouco a oferecer a todos. Para as crianças, é uma oportunidade para brincar e celebrar o Natal e o Halloween. Para os adultos, é chance de experimentar um pouco de entretenimento leve, enquanto se maravilha com a magia de Hollywood e da Disney. Canções, risos, romances, e tudo o mais que o público ama.

O ano de 2020 pode parecer um desastre interminável, mas, se os ditos populares têm força, temos que crer que “depois da tempestade, vem a bonança”, e depois do pesadelo, existe o Natal. “O Estranho Mundo de Jack”, ou “The Nightmare Before Christmas" é de 1993, mas é um sopro de alívio para quem o assiste em 2020.   





Nenhum comentário