Especial : 5 animações incríveis para curtir o Natal
Por Vinícius Martins @cinemarcante
Chegou uma das datas mais acolhedoras do ano, quando as pessoas ficam mais inclinadas a exercer o amor ao próximo e se tornam mais propícias a praticar o bem. Essa época é famosa por promover reuniões de família, com uma ceia diferenciada e troca de presentes. E também é uma época de solidariedade, de contar histórias, de espalhar amor e conhecimento, e principalmente de manter viva a chama do amor entre os diferentes (que são, na verdade, semelhantes). Pensando nessa temporada festiva, tão necessitada de uma rememória no findar do ano mais complicado da nossa geração, nós listamos alguns títulos com temática natalina para aglomerar com a família e com os amigos (virtual ou presencialmente, caso morem na mesma casa) e recordar a essência dessa data tão aguardada.
Os cinco filmes dessa lista são excelentes recomendações para todos os públicos. Cada um deles trabalha a temática do natal de uma maneira diferente e intensamente cativante, com cenas que podem tanto fazer rir como podem fazer também chorar. O primeiro filme trabalha a crença no mito do natal pela perspectiva infantil na época da "perda da inocência"; o segundo apresenta uma adaptação da obra literária magistral de Charles Dickens com uma mensagem altruísta e humanitária; o terceiro se constrói como uma caricatura graciosa sobre como o natal se reflete através das gerações, fazendo uso da alegoria clássica do pólo norte; o quarto estabelece uma conexão entre os representantes das datas comemorativas mais importantes para as crianças durante o ano para entregar os presentes de natal a tempo, com um comentário bastante relevante sobre a importância da crença no bem em contraponto ao mal; e o quinto reimagina uma origem para a crônica popular do Papai Noel de forma bem humorada e criativa, arrancando risos e lágrimas do público sem fazer muito esforço.
Nenhum dos filmes explora o sentido original da comemoração cristã do natal, mas todos possuem lições belíssimas e educativas para baixinhos e grandões curtirem a temporada natalina com um entretenimento de qualidade. Vamos aos filmes!
O EXPRESSO POLAR (2004)
A animação dirigida por Robert Zemeckis é um clássico de quase vinte anos, que cativou plateias do mundo todo ao capturar o espírito natalino com aventura, músicas e muita emoção. A história acompanha um garoto que, com o crescimento, se torna cético sobre a existência do Papai Noel. Numa noite de natal, no entanto, ele é surpreendido por uma locomotiva que pára em frente a sua casa puxando vagões cheios de crianças rumo ao polo norte. É o Expresso Polar, que o leva para a aventura de uma vida em uma jornada inesquecível de reencontro com a própria infância.
O filme foi revolucionário como animação por captura de movimentos. Tom Hanks aqui interpreta nada menos do que 6 personagens (além de narrar o filme). São eles: o menino protagonista, o pai do protagonista (que aparece no final do filme, de relance), o condutor do trem, o fantasma vagabundo que pega carona na condução, a marionete de Ebenezer Scrooge manipulada pelo vagabundo, e o Papai Noel. E por falar em Ebenezer Scrooge, é sobre ele que se trata também o próximo filme!
Disponível na Netflix*
OS FANTASMAS DE SCROOGE (2009)
Você já deve ter ouvido falar dos fantasmas dos natais passados, não é mesmo? Bem, na verdade existem 3 fantasmas na adaptação da obra de Charles Dickens, e só um deles é referente ao passado. Os outros dois tratam questões de tempos posteriores, que são o presente e o futuro. Também dirigido por Robert Zemeckis e lançado no Brasil em um glorioso 3D no final de 2009, o filme conta a história de um velho homem mesquinho e rabugento que precisa aprender com esses fantasmas algumas lições importantíssimas de humanidade. Solidariedade, compaixão e respeito são elementos muito presentes na construção da narrativa que rodeia Scrooge e o movimenta em sua trajetória de redenção e mudança até se tornar uma pessoa melhor.
O filme, assim como 'O Expresso Polar', foi realizado através da captura de movimentos. Dessa vez temos a presença dos nomes de Gary Oldman e Colin Firth, que se tornaram vencedores do Oscar de Melhor Ator na última década; mas aqui quem brilha mesmo é Jim Carrey, que interpreta com louvores o velho ranzinza Scrooge e também dá cabo de interpretar os três fantasmas que o atormentam.
Disponível no Disney+*
OPERAÇÃO PRESENTE (2011)
Quando chegou aos cinemas brasileiros, no final de 2011, assumo que não dei muito crédito ao filme "datado" à época do natal. Anos depois, assistindo em casa, caiu sobre mim um arrependimento enorme por não tê-lo assistido na maior tela possível. Que animação carismática! Que elenco de voz incrível! As dublagens originais contam com James McAvoy, Bill Night, Hugh Laurie, Jim Broadbent e Imelda Staunton, dando vida ao improvável conto de Arthur, um dos filhos do Papai Noel (e neto de outro Papai Noel, já que é um cargo que é transmitido em sua família de geração em geração). Ele é o último nome na linha de sucessão do bom velhinho, e seu jeito atrapalhado reflete a grandeza do seu bom coração.
Cabe a Arthur a missão de salvar o natal de ser um evento catastrófico após um presente não ter sido entregue com os demais, e ele decide auto-incubir-se à tarefa de entregá-lo antes do nascer do sol. 'Operação Presente' é um filme sobre comprometimento, é claro, mas é principalmente uma obra sobre exercer o ofício com amor, que é um dos princípios mais importantes a serem seguidos no olhar sobre o próximo. Este é um filme que mostra, no fim das contas, que qualquer um pode ser um Papai Noel se tiver amor e olhar para os outros com compaixão. E não tenho vergonha em assumir: fez meus olhos suarem um pouco...
Disponível na Netflix*
A ORIGEM DOS GUARDIÕES (2012)
A DreamWorks é um celeiro de filmes que por vezes são excelentes e por outras são medianos. Decididamente 'A Origem dos Guardiões' é um ótimo exemplo dos títulos excelentes que o estúdio produziu, criando uma espécie de equipe à lá Vingadores nada mitologia infantil. Temos aqui o Coelho da Páscoa, a Fada do Dente, o Sandman (responsável por gerir os sonhos das crianças) e, é claro, O Papai Noel! Quando o sombrio vilão Breu se ergue contra eles para tirar a alegria do mundo, os representantes dos eventos mais importantes para as crianças se unem ao jovem e desconhecido Jack Frost para fazer com que os pequenos não parem de acreditar na existência deles.
A sinopse pode parecer bobinha, mas não se deixe enganar: é um filmão, desses de deixar um sorriso de satisfação no rosto de quem o assiste. O elenco original de vozes conta com Chris Pine, Hugh Jackman, Isla Fisher, Alec Baldwin e Jude Law. É uma indicação de ouro para crianças e adultos que se reúnem para assistir algo na tarde de natal, servindo também como um memorando de que dias melhores sempre vem, e mais cedo ou mais tarde todos voltamos a sorrir.
Disponível na Netflix*
KLAUS (2019)
Pensa num filme que dá um calorzinho gostoso no coração. Pensou? Depois que você assistir 'Klaus' você certamente vai pensar nele quando alguém te pedir para pensar em um filme que dá um calorzinho e acalenta a alma. A animação distribuída pela Netflix foi concorrente ao Oscar da categoria na edição referente ao ano de 2019, e ouso dizer que merecia levar a estatueta mais do que o vencedor 'Toy Story 4'. Com a dublagem brasileira contando com os nomes de Rodrigo Santoro, Daniel Boaventura e Fernanda Vasconcellos, o filme é um colírio para os amantes de animações e tem um roteiro que beira o impecável (obra do espanhol Sergio Pablos, que também é o direitor do longa), justificando dentro de si mesmo a origem de muito do que se estabeleceu culturalmente acerca do mito do Papai Noel.
O filme conta a história de Jesper Johansen, que é enviado pelo pai para uma ilha no extremo norte do planeta para prestar serviços de correio. A cidade é uma verdadeira zona de guerra, marcada pela rivalidade entre duas famílias, mas as coisas começam a mudar quando Jesper se une ao senhor Klaus (Papai Noel, em inglês, é chamado Santa Klaus) para distribuir presentes entre as crianças e movimentar o mercado de cartas. É uma jornada deliciosa a transformação do ambiente hostil que outrora era a cidade em uma comunidade unida, respeitosa e pacificada; mas é também a jornada de um jovem ambicioso em um homem humilde, que encontrou conforto no bem-fazer aos outros. O trabalho de animação é irretocável em um equilíbrio perfeito entre os estilos dispostos em tela, e esse traço transmite com leveza a atmosfera elegante do cuidado que se teve na composição do longa.
A dublagem original conta com as vozes de J. K. Simmons, Jason Schwartzman, Rashida Jones e Joan Cusack.
Disponível na Netflix*
________________________________
E aí, curtiu a nossa lista? Comente sobre quais filmes você já viu e quais ainda vai ver! E que tenhamos todos um feliz natal!
*Informação referente à data da publicação deste artigo.
Deixe seu Comentário: