'Os Segredos de Saqqara' : documentário aborda as fascinantes e mais recentes descobertas sobre o Egito Antigo | 2020
NOTA 9.0
Por Karina Massud @cinemassud
Os mistérios do Egito Antigo não cessam de surgir debaixo de tantas camadas de areia acumuladas por séculos. Ainda há muito o que se desvendar da antiga civilização das margens do rio Nilo, trabalho e enigmas pros arqueólogos não faltam, muito menos descobertas fascinantes e significativas para a História.
Em 2018 foram feitas descobertas incríveis na necrópolis de Saqqara ao sul do Cairo, escavações que são o tema do documentário da Netflix “Os Segredos de Saqqara”, que sai do lugar-comum por ter um forte lado emocional e descobertas inéditas no sítio arqueológico.
Nos emocionamos com as descobertas magníficas e também com o impacto que elas causam nos habitantes locais, muitos dos quais ganham a vida trabalhando nessas escavações, e que também têm uma relação afetiva com os restos de seus ancestrais que ali viveram há séculos. Isso o destaca em meio aos inúmeros documentários que são feitos sobre o Egito, a emoção dos envolvidos, os detalhes técnicos e relíquias que nos levam a uma deliciosa aula de História Antiga.
Ali estão múmias, hieróglifos, artefatos, uma pirâmide e uma tumba intacta e completamente conservada do século 25 A.C. O foco das escavações foi destrinchar quem era Wahtye, o dono da tumba, um Sacerdote de alto escalão que trabalhou para o faraó Neferirkare. Só os muito ricos podiam se dar ao luxo de serem enterrados numa pirâmide com todo o necessário para uma pós-morte maravilhosa, uma característica importantíssima na crença dos egípcios, povo muito ligado aos rituais funerários que garantiriam o reencontro do corpo com o espírito.
As imagens são fantásticas. Acompanhamos os arqueólogos descendo ao centro da pirâmide, resgatando e analisando as múmias , interpretando os hieróglifos nas esculturas e paredes, e detalhando as etapas da vida pós-morte. Não conhecemos somente as descobertas, mas também como são escavadas, os aparelhos, pincéis, martelinhos, aparelhos de raio X; muita delicadeza e principalmente paciência são exigidas, pois muitas vezes os arqueólogos escavam um local pressupondo que ali existem relíquias mas no final não encontram nada. E todos trabalham contra o relógio, pois caso nada seja descoberto a verba do governo egípcio não é renovada para o próximo período.
Cada descoberta é única, enche os olhos e nos dá uma visão grandiosa dessa civilização ainda tão desconhecida e intrigante. Não cabe aqui, como vi em algumas sinopses, dizer quais foram as descobertas pois seria como dar “spoilers” e se perderia o impacto do ineditismo. “Os Segredos de Saqqara” é um documentário emocionante , muito importante pro estudo da civilização egípcia e uma pérola para os aficionados por História.
Super Vale Ver !
Deixe seu Comentário: