'Atravessa a Vida' : documentário retrata o cotiado de uma escola pública às vésperas do ENEM | 2021
NOTA 9.0
Por Rogério Machado
Não é novidade a realidade da educação pública no Brasil, sobretudo no interior do país e principalmente no nordeste. Recursos escassos, acesso difícil às tecnologias , mas sobra a vontade de driblar os obstáculos e mudar a vida através do saber. Em seu novo filme, João Jardim ('Pro Dia Nascer Feliz' - 2005 e 'Getúlio' - 2014), capta a realidade do local que escolheu trabalhar seu documentário com uma sensibilidade tão grande, que além do interesse em mostrar os problemas do coletivo, também dá atenção ao individual. Há a valorização do ser humano, e não somente do aluno que anseia voar para longe daquele contexto.
'Atravessa a Vida', que foi selecionado para o festival É Tudo Verdade exibido on line entre setembro e outubro passado, retrata o universo escolar e adolescente dos jovens do Centro de Excelência Dr. Milton Dortas, unidade que oferta o ensino médio em tempo integral, na cidade de Simão Dias, local com 40 mil habitantes no interior do Sergipe. Enquanto buscam o sonho de garantir um ensino superior gratuito através do ENEM, os alunos se preparam para a aguardada prova e refletem sobre temas como futuro, depressão, aborto, pena de morte e a ditadura militar.
Logo na abertura, notamos que os alunos e professores têm que conviver com uma reforma pesada, com barulho e poeira se misturando à troca de professores (ou a falta deles), aos livros e cadernos, e junto com tudo isso a rotina didática que promove muito mais do que o ensino em si, promove o pensamento crítico de o todo o grupo durante os debates que entre tantos assuntos polêmicos, pincela também as eleições de 2018. Na ocasião, o debate sobre dar ou não apoio à um candidato que minimiza a tortura e os efeitos da ditadura tomou conta de todas as rodas, e na escola que serve de ambiente ao documentário, sendo um lugar que promove a consciência coletiva, como bem percebemos em muitas das aulas, não haveria de ser diferente.
João Jardim opta por filmar em meio à obra e usa as imagens na escola enquanto a reforma acontece junto com a movimentação dos alunos, criando uma analogia que torna inevitável o pensamento que nos leva a refletir como é complicada a construção do ensino e quantos empecilhos não se levantam quando alguém se propõe a buscar pelo saber. É quase impossível não se emocionar com as realidades de cada aluno (que parecem repetir um padrão familiar com traços de descaso e machismo) através de depoimentos tocantes de jovens apaixonados em perseguir um futuro melhor e assim mudar a história daqueles que estão ao seu redor.
'Atravessa a Vida' escolhe um ambiente escolar com alunos desfavorecidos, nordestinos e aparentemente sem perspectiva, para nos falar de sonhos possíveis e transformação. Há esperança no meio do nada? É certo que sim.
Super Vale Ver !
Deixe seu Comentário: