Adsense Cabeçalho

Por entre os fósseis, o amor em 'Ammonite' | 2020

NOTA 6.5

Por Eduardo Machado @históriadecinema

Cinebiografias como “Ammonite”, por mais problemas que possam ter, são muito importantes para jogar luz sobre figuras importantes do passado que a história escolheu esquecer. Mary Anning (Kate Winslet) se encaixa perfeitamente na descrição. Uma paleontóloga que, no século XIX, muitos teimavam em chamar de colecionadora de fósseis, responsável por descobertas importantes em um campo quase que exclusivo para homens brancos e ricos.

Todavia, a despeito da contribuição de Mary Anning para a ciência, o diretor de “Ammonite”, Francis Lee, prefere focar em outro ponto da trajetória da cientista, especificamente no seu relacionamento com Charlotte Murchison (Saoirse Ronan), uma mulher que, em razão de um constante estado de melancolia, é convencida a passar uma temporada à beira mar para se recuperar.

Neste contexto, por expor um romance lésbico de época, a ambientação parecida torna as comparações com “Retrato de Uma Jovem em Chamas” (2019) inevitáveis. No entanto, se a intenção era reproduzir a estética do filme francês com diálogos em inglês e atrizes famosas para arrasar nas premiações, não é possível dizer que temos a química do longa de Céline Schiamma.

Não me entendam mal, Kate Winslet e Saoirse Ronan desempenham, como sempre, com excelência os seus papéis, mas a questão aqui é a abordagem de Francis Lee. Enquanto em “Retrato” o relacionamento das protagonistas é construído com calma e delicadeza ímpar, em “Ammonite” o salto que se dá entre uma bela amizade e o encontro erótico parece apressado.

Embora insira um interessante olhar sobre a vida e o amor entre mulheres no século XIX, o filme não voa tão longe. Ao presenciar a história de amor de Mary e Charlotte, não temos, como tivemos em “Retrato”, a sensação extasiante de que elas estavam construindo algo juntas, se não fisicamente,  na alma e no coração. Sem esse elemento, “Ammonite” não transborda como poderia.


Vale Ver Mas Nem Tanto !



Nenhum comentário