'Let Them All Talk' , da HBO Max, tem duelo de grandes atrizes em métier literário | 2020
NOTA 8.0
Por Rogério Machado
Não é exagero dizer que Steven Soderbergh é um dos cineastas mais versáteis de Hollywood. Na maioria das produções assinadas pelo prolífero diretor não existe um parâmetro que as aproxime. Os gêneros são múltiplos, de documentário até comédia despretensiosa, nada foge ao olhar atento aos detalhes do diretor. E cuidado com os detalhes não falta em seu novo filme lançado pelo canal HBO Max no finalzinho de dezembro passado. Sem título em português ainda, 'Let Them All Talk' aposta num elenco de veteranas em um delicioso duelo sobre amizade e traição.
Estamos a bordo de um cruzeiro em um imenso navio cujo destino vai dar em Londres, e a trama segue a renomada escritora Alice Hughes (Meryl Streep), que decide convidar para essa viagem duas velhas amigas, Susan (Dianne Wiest) e Roberta (Candice Bergen). Com ela segue também Tyler (Lucas Hedges), um sobrinho próximo, que no meio da viagem vai cruzar e se interessar emocionalmente por Karen (Gemma Chan), responsável por uma editora que está preocupada na verdade com a entrega de um novo livro prometido por Alice.
O drama é centralizado no boqueio criativo de Alice, - tema corriqueiro quando produções abordam o meio literário -, e numa espécie de retomada da amizade entre essas três mulheres que se distanciaram com o tempo. No meio disso, a mágoa que Roberta nutre por Alice, por suspeitar que o Best-Seller da amiga fora inspirado em sua vida, que obviamente não gostou nada de ter sido exposta e segundo ela, essa exposição teria sido prejudicial na sua trajetória familiar. Somado à isso, encontros e desencontros, paixões repentinas e personagens que aparentemente só estão ali para acrescentar sequências sem importância. Mas não se engane, os pontos serão ligados no desfecho da trama.
É impossível não notar influências nesse novo exemplar cinematográfico de Soderbergh. Com destaque para o texto impregnado de improviso e um preciosismo sem tamanho, notamos traços característicos do cinema de Woody Allen e até quem sabe a despretensão de Bergman. 'Let Them All Talk' certamente não ganhará o grande público, mas há de satisfazer amantes de textos inteligentes, que contam com o carisma de seus intérpretes.
Vale Ver!
Deixe seu Comentário: