Tem no Telecine! 'Asas' | 1927
Por Rogério Machado
Um triângulo amoroso, uma grande guerra e uma rivalidade entre dois homens que, em meio às batalhas dessa mesma guerra, evolui para uma amizade sem precedentes. Ingredientes para qualquer receita na feitura de grandes filmes recentes. Mas aqui, estamos falando do primeiro filme a ostentar a honra de levar um Oscar de Melhor Filme: 'Asas', sob a direção de William A. Wellman e Harry d'Abbadie d'Arrast, lá em 1927 já dava ares de super produção e apontava a direção de como os épicos nascem.
Como curiosidade, vale dizer que a ideia de gravar o filme partiu do produtor de Hollywood, Lucien Hubbard, do estúdio Paramount, que conseguiu angariar US$ 2 milhões para o projeto, na época um valor escandaloso e inédito no mundo do cinema. A escolha do diretor recaiu sobre William A. Wellman, único profissional nessa área em Hollywood que havia participado de combates aéreos na Primeira Guerra Mundial.
Com orçamento milionário, 'Wings' (tÃtulo original), o único filme mudo a vencer o Oscar, trouxe uma série de novidades para as telonas. Foi o primeiro longa produzido em Hollywood com recursos de grandes explosões e cenas de batalhas aéreas (impressionantes se levarmos em consideração a época em que foi produzido) com aviões de verdade. Houve até espaço para polêmicas: 'Asas' foi o primeiro filme que exibiu cenas de nudez masculina e um “beijo fraternal” entre homens (ALETA DE SPOILER!) – Jack beija o rosto de David ao encontrá-lo morto. O longa também mostrou pela primeira vez um ator alcoolizado: para tornar a interpretação de bêbado mais realista, Rogers tomou uma garrafa de champagne antes da gravação. O ator, então com 22 anos, nunca havia experimentado bebidas alcoólicas.
Apesar da grande aceitação da produção, que ficou em cartaz nos EUA por 63 semanas, o filme foi perdido na década seguinte e acabaria sendo encontrado quase 50 anos depois, em depósitos da Academia de Cinema de Paris. Os negativos da pelÃcula original, porém, nunca foram encontrados. Em 2012, foi lançada uma versão meticulosamente restaurada em comemoração aos 100 anos do estúdio, em formatos DVD e Blu-Ray, e essa mesma cópia é que está disponÃvel no streaming do Telecine num especial que celebra os 125 anos de cinema.
Que tal um cineminha mudo?
Deixe seu Comentário: